Xerostomia: dentista ensina a tratar os sintomas da boca seca

O especialista explica como tratar os sintomas da falta de saliva e manter a boca úmida

Bruna Nastas Publicado em 07/10/2016, às 10h16

Como ter a boca perfeita nos dias frios em 7 dicas - Shutterstock

Além dos lábios, a boca também resseca. É o sintoma conhecido como xerostomia, caracterizada pela falta de saliva o suficiente para manter a boca úmida.

O cirurgião-dentista, Ariel Apelbaum, explica que "todos podemos ter a boca seca, vez ou outra, especialmente se estamos apreensivos, tristes ou sob estresse. Mas se alguém tem a boca seca sempre ou a maior parte do tempo, isto pode ser desconfortável, causando problemas de saúde mais sérios ou ainda indicar a existência de uma doença mais grave".

Segundo ele, a xerostomia pode "ter origem na Diabetes, na Síndrome de Sjogren, que é uma doença auto-imune, do uso de medicamentos tais como os para a incontinência urinária, hipertrofia da próstata, antidepressivos, ansiolíticos, calmantes e principalmente nos tratamentos de quimioterapia e radioterapia, em que o paciente se encontra com imunidade baixa".

Para tratar os sintomas, Dr. Ariel diz que é preciso realizar o teste de fluxo salivar. "Dependendo do resultado e da anamnese completa, o tratamento poderá ser o estímulo mecânico (chicletes, maçã ou estímulos químicos - ácido cítrico (limão , laranja etc.). Neste caso, além da diminuição do fluxo pelo aumento da idade, os estímulos somente são indicados quando há um funcionamento das glândulas salivares. Quando o sintoma de "boca seca" é consequência das doenças indicadas acima e em razão do uso dos medicamentos e tratamentos listados, deve-se fazer uso dos repositores salivares que são as salivas sintéticas . Estas podem ser enzimáticas ou não.  As enzimáticas dão proteção extra pois seus componentes são responsáveis pela proteção das células da mucosa e da função antimicrobiana, sendo que, o seu uso é indicado para pessoas que apresentem sintomas de boca seca. Para as pessoas que estejam com o seu fluxo enzimático normal, o produto não terá eficácia. Ou seja, o uso das salivas sintéticas enzimáticas têm o seu uso restrito aos pacientes com sintomas de boca seca. É importante o uso de creme dental menos abrasivo e escova de dente com cerdas macias", conclui.

Bem-estar e Saúde

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula