Veja os mitos e verdades sobre prótese de silicone e amamentação

A cirurgiã diz que não existe contraindicações em relação à amamentação; saiba mais

Bruna Nastas Publicado em 01/07/2016, às 11h36

Veja os cuidados que se deve ter com os implantes de silicone - Shutterstock

Muitas mulheres ainda ficam na dúvida quando o assunto é prótese de silicone e amamentação.

Para esclarecer os mitos e verdades, a cirurgiã plástica, Brunna Salvarezza, afirmou que não existem contraindicações em relação à amamentação. "Apenas a colocação de prótese mamária, não altera o parênquima mamário, ou seja, a glândula responsável pela produção do leite fica intacta. Sua capacidade de produção e seus sucos de liberação se mantém íntegros e portanto sua capacidade de amamentar não é afetada".

Brunna também ressalta que a produção de leite também não muda em absolutamente nada.  "Desde que tenha sido respeitado o tamanho correto e que a cirurgia tenha sido bem executada. Em pacientes que realizaram cirurgias de redução mamária ou mastopexia, que é a elevação da mama, a situação pode alterar. Nessas duas situações e necessário a ruptura do parênquima e a retirada dele, com pontos na sequência, o que pode comprometer o sistema como um todo. Nesses casos dependerá muito da técnica de cada cirurgião".

A cirurgiã diz que mulheres que para preservar a capacidade de amamentação, o ideal é preservar o parênquima mamário. " Para isso o cirurgião plástico precisa ser bastante consciente na escolha de um volume de Prótese adequado para a paciente. Tamanhos exagerados irão comprimir o parênquima mamário e alterar seu funcionamento. É fundamental conversar muito a respeito com o cirurgião durante as consultas. Além disso é de extrema importância que a cirurgia seja bem executada, sem hematomas ou infecções, esses fatores também podem danificar a glândula e comprometer seu funcionamento".

Em mulheres que já possuem silicone, o ideal é seguir o processo com naturalidade e procurar orientações do ginecologista. " Existem cerca de 3 % de mulheres que não amamentam, e as causas são múltiplas. Teremos que avaliar cada caso para decidir o que poderia ser feito para auxiliar".

Já para mulheres que querem implantar a prótese, mas desejam engravidar, a médica costuma orientar "para que esperem e coloquem sua prótese após a gestação. Se o intervalo for maior não existe problema nenhum em realizarmos a cirurgia antes. Teremos tempo suficiente para cicatrização e reestabelecimento de todo processo".

Bem-estar e Saúde

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula