Saiba como funciona o jejum intermitente, dieta das famosas

O jejum intermitente consiste em limitar em poucas horas o prazo da alimentação; conheça

Bruna Nastas Publicado em 01/06/2017, às 11h21

Bárbara Evans, Deborah Secco e Gwyneth Paltrow - Reprodução / Instagram; Thiago Duran / AgNews; Getty Images

Mania entre as famosas, o jejum intermitente vem ganhando cada vez mais adeptos. Bárbara Evans, Deborah Secco e Gwyneth Paltrow são alguns exemplos que perderam peso adotando a prática.

Porém, a nutricionista Fabiana Britto explica que é preciso alguns cuidados básicos antes de adotar. “O jejum intermitente é uma estratégia que consiste em limitar em poucas horas o prazo onde a alimentação é permitida restringindo-se assim o consumo parcial ou total de energia (50 a 100%). Essa estratégia pode promover substancialmente a perda de peso (5 a 10 % do peso corporal inicial), em apenas 8 a 12 semanas”.

É importante sempre consultar um nutricionista antes de começar qualquer tipo de dieta. “Uma das estratégias mais utilizadas de jejum intermitente é a de se consumir alimentos limitados dentro de uma janela de tempo que varia de 3 a 4 horas, 7 a 9 horas ou 10 a 12 horas, que leva ao jejum que varia de 10 a 21 horas por dia. O método de 16/8 é composto por refeições diárias dentro de uma janela de 8 horas (exemplo: comer de 13:00 às 21:00) totalizando um jejum de 16 horas”.

Além da rápida redução do peso corporal, Fabiana também lista outros benefícios: “Aumenta a expectativa de vida, diminui os níveis de glicose sanguínea melhorando o quadro de diabetes, melhora da função intestinal, reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial, aumenta a sensibilidade à insulina nas células musculares e hepáticas, reduz a inflamação e o estresse oxidativo, influencia positivamente na microbiota intestinal”.

Bem-estar e Saúde

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula