Saiba como cuidar da pele corretamente antes de dormir

A especialista explica o que é "sleep lines" e lista 5 rituais diários com a pele; confira

Bruna Nastas Publicado em 26/04/2017, às 09h41

Especialista revela os mitos e verdades sobre os cuidados com as sobrancelhas -> http://bit.ly/1PSKn6p - Dollar Photo Club

Antes de dormir, é importante alguns cuidados diários com a pele para ela não ficar envelhecida, desidratada e sem brilho.

A poluição, exposição ao sol e até mesmo a forma com que o travesseiro deixa marcas no rosto podem prejudicar a mesma.

Segundo a dermatologista Dra. Denise Chambarelli, do Rio de Janeiro, explica que o sono pode causar mais rugas na pele. "Dormir em uma posição confortável é essencial para repor as energias do organismo e da mente, mas se você deitar de lado e sempre numa mesma posição tende a ter uma maior incidência de rugas em algumas partes do corpo.  As chamadas "sleep lines” são rugas ou linhas decorrentes da posição que o paciente dorme durante a noite. O problema é mais comum do que você imagina".

Ela diz que essas rugas surgem, principalmente, em adultos acima de 25 anos, quando o organismo começa a perder o colágeno. "Podemos perceber que os sinais que vão do nariz ao canto da boca são geralmente assimétricos, pois algumas pessoas costumam dormir sempre do mesmo lado.

As linhas que marcam durante a noite tendem a sumir ao longo do dia. Mas, se o processo se repetir diariamente, pode levar a formação de rugas. Recomenda-se que o paciente durma com a barriga para cima, ou alternar a forma de dormir com frequência".

Confira as cinco dicas da dermatologista Dra. Tathya Taranto, de Belo Horizonte, para ter um ritual diário de cuidados com a pele:

1- Lave sempre o rosto: "Deve-se lavar o rosto com sabonete específico para o seu tipo de pele todas as noites, antes de dormir. Isso ajuda tanto na eliminação de sujeiras e impurezas da pele, como regula o ph e produção de sebo".

2- Invista na água micelar: Após a lavagem, use água micelar no rosto. Ela ajuda na "remoção dos resíduos de produtos ou maquiagens da pele, mantendo seu equilíbrio sem irritá-la. Ela tem a função de limpar, demaquilar e tonificar, tudo em um só produto, sendo um ótimo aliado para a limpeza completa da face no final do dia".

3- Hidrate a pele: A hidratação é fundamental, mesmo para as oleosas."O importante é utilizar um creme indicado para a sua pele, com a finalidade de repor a barreira cutânea perdida ao longo do dia e restaurar a maciez e viço".

4- Use antioxidantes ou ácidos: "Um tratamento a base de ácidos ou antioxidantes em veículo creme ou serum  com o objetivo de neutralizar os radicais livres e promover a renovação celular e síntese de colágeno. Com isso sua pele torna-se mais rejuvenescida, com melhora das rugas finas, manchas, textura e viço".

5- Cuide das outras regiões do corpo: Não se esqueça de hidratar os lábios, cutículas, unhas, mãos e pés antes de dormir. "Uma rotina de cuidados com essas regiões antes de dormir, utilizando cremes reparadores e hidratantes, promovem uma pele muito mais macia, jovem e bonita. Regeneradores labiais, creme à base de ureia para mãos e pés e ceras ou pomadas nutritivas para as cutículas e unhas são alguns dos cuidados que podemos ter nessas regiões ao nos deitarmos".

Bem-estar e Saúde

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula