Saiba como acelerar o seu metabolismo para emagrecer mais rápido

Endocrinologista dá dicas de como melhorar o funcionamento do metabolismo

Luiza Camargo Publicado em 12/11/2015, às 12h58 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Aline Riscado, Thaila Ayala e Gabriela Pugliesi - Reprodução/Instagram

Um bom funcionamento do metabolismo é a "chave" para conseguir emagrecer mais facilmente. Ou seja, quando ele esta lento ou preguiçoso, queimamos menos calorias e demoramos mais tempo para perder peso.  A união exercícios físicos +alimentação balanceada é, obviamente, a melhor forma de fazer seu metabolismo trabalhar direitinho. Todavia, há outras maneiras de acelerá-lo ou, muitas vezes, nem sabemos que somos adeptos à práticas que pioram o seu funcionamento.

Em entrevista à CARAS digital, o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo, revelou quais são as melhores técnicas e formas de acelerar o metabolismo; confira!

1) Dormir bem faz o metabolismo aumentar?

"Sim, estudos recentes relacionam a falta de sono adequado com a diminuição do metabolismo, além de poder desempenhar um papel no aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade. A restrição do sono pode contribuir para o ganho de peso e aumenta o risco de diabetes. isto porque pode gerar alterações no metabolismo da glicose, ao aumento do apetite e a uma diminuição do gasto energético e metabolismo".

2) Algum suplemento alimentar auxilia realmente na aceleração do metabolismo?
"Existem suplementos termogênicos que podem auxiliar a aceleração do metabolismo, porém a ação destes não é muito diferente dos termogênicos naturais como, por exemplo, a pimenta, o gengibre e o chá verde. O uso de suplementação sem acompanhamento pode ocasionar alguns efeitos, como o aumento da pressão arterial, irritabilidade, insônia e desconfortos gástricos, por isso é melhor optar pelas opções naturais presentes nos alimentos".

3) É verdade que a pimenta e a canela são aceleradores de metabolismo?
"Sim, estes alimentos são os chamados termogênicos e atuam acelerando o metabolismo e por isso podem auxiliar na perda de peso quando são utilizados com frequência".

4) Qual o melhor tipo de exercício para acelerar metabolismo?
"Alguns tipos de lutas como o muay thai, corrida com intensidade, bicicleta e musculação aceleram o metabolismo e auxiliam na perda de peso".

5) O cortisol pode arruinar o metabolismo? Se sim, de que forma?
"O cortisol é um hormônio de grande importância para o organismo, pois ele possui a função de deixar o corpo preparado para lidar com situações de perigo. Porém, quando os níveis desse hormônio permanecem elevados por longos períodos, pode levar à resistência a insulina e a um excesso da liberação da mesma, o que facilita o ganho de peso, a perda de massa muscular e a diminuição da velocidade do metabolismo. Por isso, devemos evitar o estresse".

6) Quais hábitos são os principais vilões do bom funcionamento do metabolismo?
"Alguns fatores como a falta de sono, o consumo de álcool, o excesso de cafeína e o hábito de pular refeições . Por isso as refeições devem ser divididas de 3 em 3 horas e a noite de sono ter pelo menos 7 horas".

 

Bem-estar e Saúde Thaila Ayala Saúde Boa Forma emagrecimento Boa Forma [17135] Thaila Ayala [15153] Saúde [11180] Aline Riscado [61721] Aline Riscado Emagrecimento [12942] Gabriela Pugliesi [77166] Gabriela Pugliesi

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula