Saiba como lidar com problemas com o chefe e evite ser demitido como Selma Blair

Juliana Cazarine Publicado em 17/06/2013, às 20h34 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Antes de reclamar ou fazer "fofocas", procure conversar com o chefe ou colega que causa problema no trabalho - Foto-montagem

A conduta profissional de Charlie Sheen não é exemplo para ninguém, independentemente da área de atuação. O ator chega atrasado às gravações e, não raro, abusa de bebidas alcoólicas e drogas. Mesmo assim, não aceita críticas a respeito de seu posicionamento. Recentemente, o ator “demitiu” a colega Selma Blair da série Anger Management (ou Tratamento de Choque no Brasil, com estreia prevista para setembro) porque ela reclamou de seu comportamento. Longe das câmeras e estúdios de filmagem, casos de “abuso” de poder do chefe contra os subordinados também acontecem. E para não perder o emprego, o diálogo amigável é o melhor caminho. “A conversa é o único caminho viável. É preciso expor a situação e o problema ao chefe. Sem julgar”, afirma Dhiulliana Moura, psicóloga do Hospital Anchieta.

Charlie Sheen demite Selma Blair e quer namorada de Ashton Kutcher como substituta

Atestados médicos de filhos doentes: funcionam para faltar no trabalho?

Mesmo tendo sido demitida injustamente, a atriz Selma Blair fez errado ao expor o problema com o colega de elenco aos executivos da produção do programa, que optaram por acatar o pedido da estrela do programa (que, aqui, ocupa o papel de chefe). Contar aos outros colegas ou até mesmo aos superiores pode ser encarado como fofoca. E nesse caso, ela não pode fazer nada a não ser contar com o respaldo da lei. E a mesma regra é válida para outras áreas de atuação. “O profissional prejudicado pode buscar seus direitos. Mas tem que estar preparado psicologicamente para se expor e ainda envolver os colegas de trabalho, que precisam ser testemunhas do caso”, ressalta a psicóloga.

Os desentendimentos entre chefes e funcionários não precisam, necessariamente, acabar em demissão. Assim como uma briga entre funcionários pode ser resolvida antes de chegar à direção da empresa. Cabe ao profissional avaliar até que ponto o comportamento do superior ou do colega afeta o próprio dia a dia no trabalho. “Cada pessoa reage de uma maneira. Mas é preciso avaliar a situação e, de novo, conversar. Quanto mais transparente, melhor. Até que será preciso se perguntar: eu preciso lidar com isso? E, se for necessário, o próprio funcionário encerra o vínculo”, aconselha Dhiulliana.

Bem-estar e Saúde Charlie Sheen Selma Blair Charlie Sheen [14696] Profissão [11782] Profissão Selma Blair [31824] Emprego [9149] Emprego

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula