Praticar exercícios apenas no final de semana pode ser prejudicial à saúde; confira

"Atletas" de fim de semana são cada vez mais comuns, mas praticar esporte apenas nos dias de folga pode estimular sérias lesões musculares; ortopedista explica

Luiza Camargo Publicado em 02/02/2016, às 10h46

Veja os riscos de ser um atleta de fim de semana - Getty Images

Todo mundo sabe que é importante ter uma vida saudável, que une exercícios físicos com dieta balanceada. O problema é que com a correria do dia a dia, muitas pessoas não conseguem ter tempo durante a semana para fazer atividades e acaba sendo um atleta de fim de semana. Andar no calçadão, correr na praia e no parque e andar de bicicleta são as práticas mais comuns. Todavia, se exercitar apenas nos dias de folga pode gerar um efeito contrário e trazer danos à saúde

"Além de não proporcionar todos os benefícios que podemos obter com o esporte, estruturas como músculos, tendões e até mesmo o coração, podem ser sobrecarregadas, levando a diferentes graus de lesão”, explica Sérgio Maurício, ortopedista, maratonista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício.

As lesões que predominam nos atletas de fim de semana são as ortopédicas, como estiramentos musculares, tendinites e entorses de tornozelos e joelhos. “A dor muscular tardia, também muito comum, é aquela que deixa seu corpo dolorido da cabeça aos pés, no dia seguinte ao esporte, e é uma resposta inflamatória do organismo ao esforço descompensado. Em geral o repouso é suficiente para a melhora, mas nos casos mais graves, o uso de medicamentos pode ser necessário. As lesões cardiológicas são menos comuns, mas podem acontecer", explica o especialista.

Por causa dos riscos, o melhor é investir em atividades mais leves e seguras aos fins de semana.

O ideal é optar por esportes que não elevem tanto seus batimentos cardíacos, não deixem sua respiração ofegante e não levem à fadiga muscular. As mais recomendadas são atividades leves, como caminhadas de 30 minutos, alongamentos ou até mesmo uma musculação bem leve, orientada por um educador físico. O primeiro passo para aderir aos exercícios é fazer uma avaliação cardiológica, quem já teve lesões ortopédicas ou foi submetido à alguma cirurgia, deve procurar seu médico e perguntar se existem limitações no seu caso. Para aqueles que não possuem restrições às praticas esportivas, é importante começar devagar, sempre com alongamentos", afirma o médico.

Bem-estar e Saúde Esporte atividade física Esporte [12810] Músculos [12961] Atividade física [12443] Músculos

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula