Pedalar: saiba quais são os principais perigos e lesões do ciclismo e veja como se proteger

Médico ortopedista fala sobre lesões, tendinites e assaduras comuns nesse esporte e revela quais são os acessórios de segurança que o deixam mais seguro

Luiza Camargo Publicado em 22/02/2016, às 09h57

Ciclismo - Getty Images

 Com o crescente número de ciclovias no Brasil, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, o ciclismo tem se tornado um esporte com mais adeptos e fãs em nosso país. Todavia, engana-se quem acha ele uma atividade leve que não pode trazer nenhum dano ao corpo. Sérias lesões podem aparecer se a atividade não for praticada com cuidado, isso inclui as bicicletas ergométricas e aulas de spinning.

“Em geral as lesões decorrem da permanência por várias horas na mesma posição ou por quedas, como lombalgias, tendinite patelar, e assaduras. A tendinite acontece , na maioria dos casos, como uma dor na frente do joelho e em geral ocorre quando o banco está baixo ou naqueles que gostam de treinos de subida e marcha pesada. Já as assaduras devem ser prevenidas com a escolha adequada do selim, seu melhor posicionamento, uso de bermudas de lycra com acolchoado e uso de vaselina na região interna das coxas. As  fraturas podem ocorrer no caso de uma queda. A mais comum delas é a de clavícula, pois o ciclista gira o guidão ao passar em um buraco, por exemplo, e voa por cima da bicicleta, caindo de ombro no chão", explica Sérgio Mauricio, médico ortopedista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício.

Além de cuidado com as lesões, é preciso ficar de olho nos códigos de segurança e equipar bem a bicicleta para não sofrer nenhum acidente. “Capacete, luvas e óculos são indispensáveis, mas também é preciso instalar luzes e itens refletivos, os chamados olhos de gato, para manter a segurança durante a pedalada”, conta o expert. Se você usa a bicicleta como esporte, e não como meio de transporte, a dica é levar água e comida. Treinos de ciclismo em geral são longos, e seu corpo vai precisar daquele carboidrato extra.

Bem-estar e Saúde bicicleta Esporte Esporte [12810] bicicleta [52585] ciclismo [15306] ciclismo

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula