Natação: esporte é completo e ajuda a emagrecer e fortalecer a musculatura; saiba mais

Médico fala dos inúmeros benefícios da atividade para saúde, como o fortalecimento muscular e melhora da respiração

Luiza Camargo Publicado em 22/03/2016, às 11h48

Natação - Getty Images

A natação é considerada um esporte completo! Isto porque ela traz inúmeros benefícios para o corpo e mente.

"No primeiro momento, ela propicia grande desenvolvimento da capacidade cardiovascular, isto é, aeróbica. Em outras palavras, melhora o “fôlego”, o que traz muitas vantagens em atividades simples do dia a dia, como maior facilidade para subir escadas ou ladeiras, ou, ainda, para caminhadas longas. Por este motivo, a natação é comumente indicada para crianças  e adultos com problemas respiratórios, como asma brônquica (ressalte-se, porém, que, nestes e nos demais casos, um médico deve ser consultado antes do início do exercício).", afirma Márcio Schiefer, Médico do Centro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo.
Por ser uma atividade intensa, ela também ajuda no emagrecimento e a manter a forma.

"Como em outras atividades aeróbicas, o aumento do gasto energético é diretamente proporcional à intensidade do exercício. Portanto, quando a natação é encarada como um esporte (com objetivos determinados, seja de distância ou de duração), há queima de gordura corporal como combustível para o organismo que se exercita. . Iniciantes devem adaptar-se ao esporte com treinos de 30 a 40 minutos e podem aumentar progressivamente o tempo de treinamento, conforme sua tolerância", declara o especialista.

Além de ser um esporte altamente aeróbico, a natação também tem um papel fundamental no trabalho muscular.

"Ela proporciona ao praticante grande desenvolvimento muscular, tanto dos membros superiores como dos inferiores. Isto, por sua vez, melhora a capacidade de realização de esforços que requerem força muscular, além de melhorar também a condição postural do atleta. Ainda, embora se acredite que a natação não teria efeito algum sobre a massa óssea, estudo experimental recente sugere que este esporte pode, efetivamente, aumentar a massa óssea, combatendo a osteoporose", completa Schiefer.

Há poucas contraindicações à natação, sendo importante apenas prestar atenção se sua pele não está desenvolvendo alguma alergia ao cloro.

" Atualmente, há piscinas sem cloro para aqueles que têm alergia. Entretanto, pacientes com ferimentos cutâneos devem evitar nadar durante a fase de cicatrização. Da mesma forma, pessoas com conjuntivite e otite devem aguardar a cura do quadro para voltarem ao esporte. A incidência destes problemas é baixa devido à melhora nos óculos e protetores de ouvido, respectivamente. Embora a natação não agrave problemas nas articulações dos membros inferiores, é um esporte que exige muito dos ombros, pois requer grande movimentação desta articulação. Sendo assim, é recomendável que pessoas com dor no ombro procurem auxílio médico para solucionar o problema antes de iniciar ou retomar este exercício", afirma o médico.

Bem-estar e Saúde Esporte natação Esporte [12810] Natação [15320] Saúde - Estilo de Vida Saúde - Estilo de Vida [77387]

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula