Narcisismo nas redes sociais: entenda os perigos da exposição

Durantes suas férias no México, Kim Kardashian afirmou ter tirado 6 mil selfies; psicóloga e psicanalista explicam a exposição excessiva

Bruna Nastas Publicado em 18/05/2017, às 09h49 - Atualizado às 09h59

Narcisismo nas redes sociais - Reprodução / Instagram

Durante suas férias no México, Kim Kardashian revelou ter tirado aproximadamente 6 mil selfies, 1.500 por dia.

Viciada nas redes sociais, ela é conhecida por ser uma narcisista assumida.

Segundo a psicóloga Maíra Andrade Madeira, o "narcisismo é um conceito de psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutri uma paixão excessiva por si mesmo. Freud define o tema como uma característica normal em todos os seres humanos e está relacionado com o desenvolvimento dos desejos". Ainda de acordo com a profissional, as redes sociais colaboram para o exagero, além da busca pela fama a qualquer preço.

Para o psicanalista João Nolasco, do Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, Ciências Humanas e Sociais (IBRAPCHS), as redes sociais são como uma 'vitrine' do "eu idealizado". "Ou seja, onde se tem a oportunidade de vender uma imagem para obeter poder e glamour. Temos, hoje, um padrão de comunidade virtual onde o que adquire maior adicionamentos, curtidas e comentários, torna-se celebridade".

Com a exposição excessiva, Kim sofreu um assalto em Paris em 2016, onde foi feita de refém com homens armados. Para Nolasco, as redes sociais despertam a curiosidades dos outros. "Não tem como ter o controle de onde as imagens podem chegar, tão pouco das interpretações e pensamentos de quem está visualizando. Esta exibição faz com que a pessoa fique à mercê de qualquer situação, principalmente a este tipo de risco".

Para se prevenir, o psicanalista diz que é importante tomar bastante cuidado com o que é postado, evitando mostrar a onde está e etc. "Assim, dificulta situações de risco", conclui.

Bem-estar e Saúde Kim Kardashian Kim Kardashian [14887]

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula