A dieta Dukan de Kate Middleton pode ser usada após a gravidez? Descubra!

Juliana Cazarine Publicado em 18/07/2013, às 10h29 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Kate Middleton - Getty Images

Antes do casamento com príncipe William, a duquesa Kate Middleton fez a dieta Dukan para conquistar um corpo esbelto. E conseguiu! Em seu grande dia, ela estava pesando pouco mais de 50 quilos. Mas, como tem quase 1,80 metro de altura, Kate ficou magra demais quando aderiu à dieta, o que gerou uma polêmica: será que o regime é saudável? “A dieta é baseada no consumo mínimo de carboidratos e gorduras saudáveis e na ingestão de alimentos proteicos como carnes, ovos e queijos”, diz Leila Froeder, nutricionista. Para emagrecer após dar à luz seu primeiro filho, Kate não poderá usar o método novamente. A lactante (mulher que está amamentando) não pode fazer dietas restritivas. 

+ Alimentos termogênicos ajudam a emagrecer. Saiba como aderir à sua dieta!

+ Ajudamos você a emagrecer após a gravidez. Mas ter o corpo de Gisele Bündchen... é mais difícil

"Os seis meses pós-parto precisam ser totalmente dedicados à criança”, é o conselho de Danila Celi Zanoni, nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz. A própria amamentação ajuda a emagrecer, cerca de 300 a 400 calorias por dia. Mas, é claro, é preciso manter uma alimentação balanceada: "com carnes e verduras escuras - ricas em ferro -, frutas, legumes, leite e queijo", afirma a nutricionista. E para estimular a produção de leite, é preciso beber muito líquido. Se a lactante deixar de comer, a saúde do bebê pode ser prejudicada, já que podem faltar nutrientes. 

A dieta Dukan tem quatro fases: ataque, cruzeiro (ou transição), consolidação e estabilização. Na primeira etapa, é preciso cortar totalmente os carboidratos e as gorduras saudáveis. Passam a fazer parte do cardápio, portanto, carne, frango, peixe, ovo, queijo e leite desnatado. Em três ou quatro dias - o período de duração varia de acordo com o organismo de cada pessoa -, é possível emagrecer até dois quilos. “O emagrecimento ocorre rapidamente, já que o organismo encontra-se em débito de glicose imediata, o que diminui a produção do hormônio insulina (responsável pela metabolização de açúcares) e aumenta a liberação de glucagon, que estimula a quebra de gordura acumulada para produção de glicose”, afirma Leila, nutricionista da clínica Vivid.

A partir da segunda fase, é permitido inserir verduras e legumes no cardápio. Depois, já é possível comer frutas, massas integrais e pães (em pequenas porções). Nada produzido com farinha branca, de trigo. “Se ocorrer uma perda de seis quilos, quatro serão de massa magra e água. Isso gera flacidez e redução do metabolismo basal (gasto energético). Ou seja, a pessoa pode ganhar peso novamente. E o pior: em dobro”, comenta Leila.

Na fase final do regime, a alimentação pode voltar ao “normal”. Mas, para não engordar, uma vez por semana é preciso repetir o cardápio da fase 1 e cortar totalmente a proteína. A dieta Dukan é um método do francês Pierre Dukan, que escreveu um livro sobre o tema e vendeu milhões de cópias no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Entre as famosas, além de Kate Middleton, Jennifer Lopez e Penélope Cruz já confessaram usar o método.

A melhor maneira de iniciar qualquer regime é conversar com um especialista e seguir suas recomendações, que são feitas a partir de um estilo de vida específico. “A dieta mais eficaz é aquela que se baseia nas mudanças de hábitos particulares ao indivíduo e, a longo prazo, preserva a massa magra e insere hábitos saudáveis à vida de quem pratica”, sugere a nutricionista. Para Leila Froeder, o principal problema da dieta Dukan é o corte de carboidratos. “Uma dieta inteligente contém todos os grupos alimentares, porém nas devidas proporções”, diz.

+ Saiba como perder peso com exercícios e truques de alimentação

+ Cuidados com a alimentação da mãe podem garantir uma amamentação de qualidade

Bem-estar e Saúde kate middleton Jennifer Lopez Penélope Cruz dieta Kate Middleton [14908] Penélope Cruz [15052] Jennifer Lopez [2149] Dieta [12944]

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula