Jejum intermitente: saiba tudo sobre a dieta polêmica que secou Deborah Secco

Regime faz com que a pessoa fique até 20 horas sem comer, mas apresenta resultados rápidos

Luiza Camargo Publicado em 27/03/2017, às 11h38

Jejum intermitente: saiba tudo sobre a dieta polêmica - Divulgação/TV Globo

O jejum intermitente é a nova moda no mundo das dietas. Deborah Secco revelou que adotou a técnica para perder os quilos que ganhou durante sua gravidez de Maria Flor.

Polêmica, a dieta é low carb e pode deixar a pessoa sem comer até 20 horas! Porém, ela tem benefícios e não traz malefícios para a saúde se for orientada por um profissional da área. em Entrevista à CARAS Digital, o Dr. Pedro Assed,  Mestre em endocrinologia pela UFRJ, e Pesquisador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares  da PUC Rio, falou em detalhes sobre o jejum intermitente , seus riscos e  seu lado positivo; confira!

+Nutricionista explica dieta que fez Ellen Rocche perder 8 kg em 90 dias

Como exatamente essa dieta funciona? Ela é uma boa opção para quem quer emagrecer?
Essa forma de jejum intermitente promete emagrecimento em períodos curtos a médios de tempo com resultados significativos entre 15 e 90 dias. Ela pode ser uma boa alternativa para emagrecer para quem tem uma rotina alimentar em que é possível permanecer em jejum por períodos longos mantendo apenas a hidratação com água. A idéia é alternar aos poucos os períodos de jejum até que o indivíduo alcance um máximo de 24 horas de jejum.

É perigoso?
Não. Diversas pesquisas tem sugerido efeito benéfico para o metabolismo corporal principalmente com objetivo de emagrecimento com utilização de períodos de jejum intermitente.
Além disso, a pratica de jejuar pelo menos 24h uma vez por semana já é adotada pela humanidade desde os tempos antes de Cristo como forma de sacrifício religioso.


Quais são os efeitos reais ou é temporário?
Os efeitos em curto prazo são a utilização pelo organismo de outras fontes de conseguir se sustentar a partir de fontes que não a glicose. Por interrupção da alimentação , o organismo entra em processo catabólico que numa primeira fase esgota as reservas de glicose no fígado e no musculo, posteriormente solicitando fontes proteicas e de gordura para concretizar a produção de fonte energéticas para as células de todo o corpo. Outro ponto é a indução de cetose , com formação de corpos cetônicos que são metabólitos resultantes da não utilização de glicose pelo organismo como fonte de energia. Diversos estudos ligam a indução prolongada de cetose com o processo de emagrecimento.

Emagrece bastante mesmo?
Sim, depende também da intensidade e da forma com que o jejum intermitente vem sendo feito.

É possível/saudável fazer por longos períodos? Até quanto tempo?
Não, estudos mais recentes sobre este tema acompanharam pacientes por no máximo 3 meses.

Os dias de jejum devem ser seguidos ou alternados na semana?
Os dias de jejum devem ser alternados na semana. E os períodos de jejum também não devem ser os mesmos.

O que é possível comer nesses dias?
Após interrompido o período de jejum proposto volta-se a uma dieta normocalórica, preferencialmente com baixa quantidade de carboidrato (low-carb) com preferencia por proteínas de carnes magras , legumes e verduras, sem gorduras e alimentos com alto-índice glicêmico.

Existem alimentos/nutrientes proibidos?
Doces, balas, massas em geral, e gorduras hidrogenadas.

E para quem malha todo dia, é uma boa?
Não, exceto se a pessoa conseguir adaptar seus horários para fazer atividade física após encerrado o período de jejum. Aconselho alimentar-se com alguma fruta de baixo índice glicêmico como um morango ou pera associado a alguma proteína como carne magra, e depois então seguir para atividade física.

Ela não pode fazer com que o metabolismo fique mais lento e no longo, prazo, passar a estocar gordura?
Não, essa afirmativa não procede. O metabolismo corporal depende basicamente de quantidade de massa magra que o indivíduo possui.

Você vê alguma contraindicação?
Sim. Não deve ser feita por pessoas sem acompanhamento de medico ou nutricionista, não deve ser feita por gestantes, lactantes, e por portadores de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, e portadores de doença cardiovascular crônica (cardiopatias e coronariopatias) pré-existentes. Pessoas em idade avançada ou pessoas com debilidade do sistema imunológico também não devem fazer.

 

Bem-estar e Saúde deborah secco emagrecimento Dieta dos famosos [21430] Deborah Secco [18484] Dieta dos famosos Celebridades Beleza e Boa Forma Celebridades Beleza e Boa Forma [25903] Emagrecimento [12942] Saúde - Estilo de Vida Saúde - Estilo de Vida [77387]

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula