Entenda o que é transtorno de personalidade, vivido por Cleo Pires em 'Haja Coração'

O psiquiatra explica a doença vivida por Tamara, personagem de Cleo Pires em 'Haja Coração'

Bruna Nastas Publicado em 22/07/2016, às 10h24

Tamara (Cleo Pires) em 'Haja Coração' - Globo/ Divulgação

A personagem Tamara, interpretada pela atriz Cleo Pires, em 'Haja Coração', sofre de transtorno de personalidade.

O psiquiatra, Dr. Rodrigo Pessanha, explica que a doença está ligada ao desenvolvimento da personalidade do indíviduo.

"É difícil estabelecer nesses indivíduos onde essa alteração começou. Ela começa a apresentar essas alterações bem cedo, no final da adolescência e no início da vida adulta. Transtorno de personalidade é um tipo de funcionamento cognitivo em que o indivíduo tem uma visão distorcida de si próprio e do ambiente à sua volta, incluindo ai aspectos do funcionamento interpessoal. Não é um indivíduo insano, que perdeu o vínculo com a realidade".

Segundo ele, a Associação Psiquiátrica Americana reconhece, atualmente, de 10 a 12 tipos de transtornos de personalidade, que as pessoas costumam chamar de psicopatas. "Esse é um termo vago, impressivo, e que na verdade diz respeito ao transtorno de personalidade anitissocial. Esse transtorno é apenas um entre uma dezena de outros transtornos de personalidade. Especificamente entre o transtorno de personalidade antissocial o indivíduo é aquele que está sempre propenso a fugir das regras, a tirar proveito de outras pessoas. O indivíduo que tem pouquíssimo grau de empatia em relação as outras pessoas, incluindo ai o sofrimento das outras pessoas. É o que chamamos de psicopata clássico".

Dr. Rodrigo diz que existem também os transtornos dependentes, evitativos, histiônico, narcisista, o de personalidade obsessivo-compulsivo (que é diferente do transtorno obsessivo-compulsivo), transtorno de personalidade esquizoide, esquizotípico e o paranoide. "Existem vários tipos de alterações e que tem em comum são que acompanham desde a tenra infância se manifestando de maneira mais aberta no fim da adolescência e início da vida adulta e que a pessoa resiste em reconhecer que tem esse tipo de transtorno".

Apesar disso, ele ressalta que o Boderline ou transtorno de personalidade emocional instável está entre os mais importantes, pois acaba deixando o indivíduo inconstante. "Tem uma reatividade emocional inacreditavelmente aumentada, num comportamento marcantemente impulsivo. Várias celebridades, como a Angelina Jolie tem traços ou senão tem o transtorno de personalidade Borderline manifesto. Amy Winehouse também tinha. Esse transtorno é comumente confundido com o transtorno bipolar do humor. São doenças completamente diferentes".

O tratamento dessas doenças é considerável difícil, mas existem outras maneiras de evitar o antidepressivo. "Existe atualmente uma forma de terapia cognitivo comportamental chamada de terapia comportamental dialética que é voltada pro tratamento de transtorno Borderline e uns outros tipos de transtorno de personalidade", conclui.

cleo pires Bem-estar e Saúde Cleo Pires [14710]

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula