Dor repentina e intensa no testículo pode ser um sintoma da epididimite

CARAS Publicado em 14/08/2013, às 16h14 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Saúde - Divulgação

Epididimite é inflamação do epidídimo, estrutura em forma de novelo constituída de 7 cm de “fios” muito finos que se localiza em cima de cada testículo. Se esticados, esses “fios” alcançam 6 m. O epidídimo serve de
passagem, armazenamento e maturação dos espermatozoides. Os espermatozoides são produzidos nos testículos, entram no epidídimo e vão ao canal deferente, pelo qual chegam à uretra para se juntarem às outras
secreções e formarem o líquido espermático. Infelizmente, o epidídimo pode ter problemas e doenças, como inflamações. 

Comum, a epididimite em geral ocorre de um lado só. Pode se manifestar em qualquer período da vida dos homens, mas ocorre mais nos adultos jovens e após os 45, 50 anos. É rara em crianças. Nestas, aliás, é causada sobretudo por vírus. Já nos adultos jovens, que são mais ativos sexualmente, as causas básicas são as DSTs, ou doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e clamídia. Nos homens mais velhos e nos idosos, de outro lado, a epididimite resulta sobretudo das bactérias que vivem nos intestinos e provocam infecções urinárias em especial nas mulheres, como a Escherichia coli e a Klebsiella. 

A epididimite é crescente em idosos com a saúde em bom estado, vale destacar, pelo fato de que contam com os medicamentos que favorecem a ereção. Como não aprenderam a se utilizar da camisinha, fazem sexo sem a proteção e acabam contaminados pelas DSTs.

Fungos, tuberculose e o câncer na região dos testículos também causam epididimite. É comum, aliás, o homem ter ao mesmo tempo epididimite e orquite, inflamação do testículo, cujas causas são praticamente as mesmas. Em geral o primeiro sintoma é dor de intensidade variável em um testículo. Às vezes é tão forte que o paciente chega ao prontosocorro chorando. Pode haver também febre, aumento do volume do testículo e vermelhidão na pele. Caso a causa seja uma DST, ocorre ainda corrimento, ardor ao urinar, queimação e necessidade de ir à toalete várias vezes seguidas.

Se o portador não procura um urologista e se trata, quando é uma infecção por bactéria, ela pode destruir os tecidos internos e começar a escorrer pus. Nas situações mais graves, a inflamação pode obstruir o epidídimo, deixando o doente estéril, ou até destruir o testículo, que terá de ser retirado. O maior risco, porém, é a bactéria disseminar-se pelo organismo, causando infecção generalizada e matando o paciente.

O ideal, por isso mesmo, é consultar um urologista à primeira indicação. Boas alternativas, para quem não tem plano de saúde, são os serviços específicos para a população masculina, como o Centro de Referência da Saúde do Homem, do Hospital Euryclydes de Jesus Zerbini, na capital paulista, e o Departamento de Urologia das Faculdades de Medicina Federais e Estaduais públicas.

Só com o diagnóstico clínico já é possível começar a tratar com antibióticos. Mas, como o remédio não chega bem à região sexual, a recuperação do doente pode ser lenta. Nas situações em que tomou o antibiótico e não melhora, pode ser necessário fazer exame de imagem, como ultrassom, para descobrir se há abcesso, por exemplo. Nesse caso, o tratamento consiste em retirar o testículo, porque já foi destruído e continuará sendo um reservatório de bactérias. Claro que o paciente ficará com sequelas, como perda de parte da fertilidade.

Bem-estar e Saúde

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula