Catapora: vacinação é a principal aliada na prevenção da doença

O fim do inverno traz mais do que a primavera. É também o período de maior incidência de uma doença que pode ser evitada com a prevenção: a catapora

Estúdio CARAS Publicado em 16/08/2017, às 15h04 - Atualizado às 20h06

Catapora: vacinação é a principal aliada na prevenção da doença - Divulgação

O fim do inverno traz mais do que a primavera. É também o período de maior incidência de uma doença que pode ser evitada com a prevenção: a catapora (1). Altamente contagiosa pelo ar ou pelo contato com objetos e secreções contaminadas pelo vírus Varicella-zóster, ela pode atacar em qualquer idade, mas as crianças estão no grupo mais vulnerável à doença (1). Como agravante, os sintomas podem levar de 10 a 21 dias para aparecerem. Isso significa que é possível estar contaminado e transmitir a doença mesmo antes que ela se manifeste (2).

Portanto, a prevenção e o conhecimento sobre as características da doença são muito importantes para evitar as consequências que a catapora pode trazer (2)

Sintomas

O sintoma mais conhecido da catapora é o surgimento de manchas vermelhas e bolhas no corpo. Além disso, a doença pode causar mal-estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa (2). A coceira característica costuma aparecer quando as bolhas secam e cicatrizam, momento em que as lesões na pele podem ser infectadas pelas bactérias das unhas ou de objetos que as crianças acabam usando para se coçar (2).

Vacinação.

A vacinação é fundamental para a prevenção do contágio pelo vírus Varicella-zóster (1,5,6,7). Duas importantes entidades da medicina brasileira – a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações – recomendam duas doses da vacina para a maior proteção das crianças. A primeira delas, aos 12 meses de idade, e a segunda dose administrada a partir dos 15 meses, com intervalo de três meses da primeira vacinação (3,4).

Cuidados

Em geral, medicamentos específicos são recomendados pelos médicos para aliviar a dor de cabeça e reduzir a febre. Compressas de água fria ajudam a aliviar o incômodo da coceira e a boa higiene é um fator preponderante, devendo-se utilizar apenas água e sabão. A catapora pode causar complicações como a encefalite, pneumonia e infecções na pele e ouvido. Para evitar a transmissão, o recomendável é afastar a criança da creche ou escola, assim que as primeiras manchas surgirem no corpo (2).

Não dê chances à catapora. Previna-se. Fale com o seu médico.

 

1- CENTRO DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE PARA VIAJANTES. Varicela. Disponível em: <https://www.cives.ufrj.br/informacao/varicela/var-iv.html>. Acesso em: 17 jul. 2017.
2- BRASIL. Blog da Saúde. Doenças da infância: catapora, 2015. Disponível em: <https://www.blog.saude.gov.br/35092-doencas-da-infancia-catapora.html>. Acesso em: 16 mar. 2016.
3- SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Calendário de vacinação da SBP 2017. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/src/uploads/2017/06/19717g-DocCient-Calendario-Vacinacao-2017.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2017.
4. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário de vacinação da criança: recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2017/2018. Disponível em: https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-crianca.pdf. Acesso em: 31 jul. 2017.
5- BRASIL. Ministério da Saúde. Informe técnico de introdução da vacina tetra viral. Disponível em: <https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2015/junho/26/Informe-T--cnico-da-Introdu----o-da-Vacina-Tetra-Viral-2013.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2017.
6- BRASIL. Ministério da Saúde. Vacinação. Disponível em:
<https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/776-secretaria-svs/vigilancia-de-a-a-z/varicela-herpes-zoster/13156-vacinacao-varicela>. Acesso em: 25 jul. 2017.
7- BRASIL. Ministério da Saúde. Calendário Nacional de Vacinação 2017. Disponível em: <https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/197-secretaria-svs/13600-calendario-nacional-de-vacinacao>. Acesso em: 25 jul. 2017.
8- SOÁREZ PC, et al. Impact of methodology on the results of economic evaluations of varicella vaccination programs is it important for decision-making. Cad. Saúde Pública, 25 Sup3:S401-S414,2009.


BR/VAC/0203/17b - – Agosto 2017

#saúde #criança #prevenção

Bem-estar e Saúde criança Criança [12501] Prevenção de doenças Prevenção de doenças [12428] Saúde - Notícias Saúde - Notícias [11180]

Leia também

Filha caçula de Julio Rocha é internada e causa preocupação na família

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação