Bicicleta ergométrica ou esteira elétrica: qual é o melhor equipamento de academia?

Principais aliados das pessoas na hora de malhar, estes dois aparelhos têm benefícios e riscos para o corpo humano, principalmente quando estão em academias de prédios que não têm manutenção. Confira as dicas de uma personal trainer e faça um bom treino!

Luiza Camargo Publicado em 06/01/2014, às 14h36 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Melhores exercícios de academia - Shutterstock

Quando pensamos em academia logo vem à nossa cabeça a imagem de uma esteira elétrica ou de uma bicicleta ergométrica.  Estes aparelhos são os mais tradicionais e fáceis de encontrar em uma sala de ginástica e também são os preferidos do público que gosta de queimar calorias.

Mas, muitas pessoas, principalmente aquelas que fazem academia no próprio prédio, não sabem qual dos dois equipamentos é melhor e quais são seus riscos. Segundo a personal trainer Carine Leonardi, ambos têm prós e contras.

+Bella Falconi perdeu a barriga saliente e se transformou em um fenômeno fitness. Veja como!

+Ex-gordinha, blogueira conta como emagreceu 33kg e conquistou uma barriga tanquinho!

+Em forma aos 40 anos! Descubra quais são os exercícios físicos de Sofía Vergara

O benefício da bicicleta ergométrica é que ela é mais confortável. Como as pessoas pedalam sentadas, não existe um impacto para os joelhos nem para as costas, por isso é mais seguro. Já a esteira é mais versátil, você consegue mudar e aperfeiçoar melhor o treino, mas a desvantagem é que os riscos são maiores, já que o impacto da corrida e da caminhada pode machucar os pés, joelhos e coluna”.

A esteira elétrica pode não ser tão segura, mas ela ganha em outro fator.

Quem corre na esteira tem um gasto calórico maior. Geralmente é de 520kcal por hora. Já a bicicleta é de 400kcal por hora. Mas, quem quer começar a praticar exercícios aeróbicos e não sabe por onde iniciar, recomendo que escolha a bicicleta, pois tem muito menos impacto e riscos de lesões”, afirma a especialista.

Contudo, antes de “pegar pesado” na malhação, é necessário  que se faça uma avaliação física com um personal trainer e, aqueles que usam a sala de ginástica do prédio, devem ficar atentos com a manutenção e qualidade dos aparelhos.

É preciso de um cuidado redobrado na academia dos prédios. Há riscos de lesão se os aparelhos tiverem ruins, enferrujados ou com peças soltas. Além disso, para que se faça a execução correta de um exercício, com conforto e segurança, a pessoa precisa de um acompanhamento especial e uma orientação médica, se não esta se sente confusa com a freqüência e a intensidade do treino”.
 

Bem-estar e Saúde academia bicicleta exercício físico Exercício Físico [12443] Academia [12966] bicicleta [52585]

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula