Astrid Fontenelle leva Gabriel à Disney pela primeira vez

Com o marido, Fausto Franco, ela leva o filho, Gabriel, para ‘estrear’ em Orlando

CARAS Publicado em 29/08/2013, às 13h57 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Com 5 anos, feitos durante a viagem, o herdeiro da jornalista e do produtor executivo faz da estada do clã na Flórida pura diversão. - César Alves

A primeira vez que Astrid Fontenelle (52) visitou Orlando foi aos 12 anos. Nos anos 1990, trabalhando na MTV, a jornalista foi aos parques temáticos com astros da música, como os Titãs. Mas suas melhores recordações são da última estada, com a estreia lá do filho, Gabriel (5). Dono de curiosidade sem fim, o pequeno fez das férias de Astrid e do marido, o baiano Fausto Franco (34), produtor do Chiclete com Banana, pura diversão. “Gabriel disse que tinha vontade de ir à Amazônia, comer neve e brincar na Disney. Quando falei da viagem, correu para arrumar a mala. Expliquei que era importante se comportar no avião e falar direitinho com o policial da imigração. Espero que ele cultive a minha paixão por conhecer o mundo”, fala Astrid.

+Famosos vão ao aniversário do filho de Astrid Fontenelle

Em busca de privacidade, a família trocou o hotel por casa da Fidelity Vacation Homes, que administra casas de férias no condomínio Lucaya Orlando. Com ambientes amplos, áreas de lazer com piscina e academia e serviços exclusivos como cesta de pães e doces frescos delivery para o breakfast, estes mimos da anfitriã, a decoradora Andréa Guimarães em semana vip para festejar seus 43 anos, o Lucaya os surpreendeu. “Férias boas são assim, sem preocução” diz a piloto do Saia Justa e do Chegadas e Partidas, do GNT.

– Vocês ensinam ou aprendem mais com o Gabriel?

– O maior papel dos pais é ensinar. Educar é algo intenso, diário. Ele sabe que não pode dançar enquanto almoça, que é feio falar de boca cheia... Ao mesmo tempo, foi ele quem me ensinou a ser mais família, mais generosa. Se saímos para tomar um café e encontramos alguém, antes de ir embora ele já convida a pessoa para almoçar com a gente, acredita? (risos)

Fausto – É uma via de mão dupla, a gente ensina e aprende. Como pais, é essencial ensinar os valores, respeito, educação e tanto mais que, às vezes, a gente nem para pensar. Ele é inteligente, ‘pega’ tudo no ato. Hoje mesmo me deu um ‘olé’: fez um vídeo e postou no YouTube sem eu perceber.

– Ele sabe que você é famosa?

– Sim, sabe o que é e já foi à gravação do Chegadas e Partidas. Às vezes, fala: ‘Mamãe, gosto muito do seu programa’, imitando como falam comigo. Se pedem para tirar foto, ele quer sair junto. Sente o carinho dos fãs comigo.

– No Saia Justa você lida com polêmicas. Em casa, Gabriel já perguntou algo difícil de explicar?

– Coisas do tipo: ‘Como nascem as joaninhas?’ Calma, vou estudar, procurar no Google. Já com questões mais complexas vou aos poucos. Vimos a foto de um beijo entre homens e ele falou: ‘Menino com menino não pode, beijo na boca só pode marido e mulher’. Expliquei que quem disse isso a ele talvez não saiba que famílias podem ser diferentes. Uso exemplos próximos, até a própria história dele. Gabriel sabe perfeitamente que é meu filho do coração, ainda não conhece a palavra adoção, mas estou pronta para falar sobre isso.

– Incomoda quando se referem ao Gabriel como filho adotivo?

– Gabriel não é meu filho adotivo, ele é meu filho! A adjetivação me incomoda. Ele não pode crescer com tal estigma, é preconceituoso. Foi adotado, sim, isso não é escondido dele, mas não precisa repetir toda hora.
Não sou melhor ou pior por isso, nem ele é digno de pena. Se Gabriel fosse uma criança descalça na periferia de Salvador, ainda seria megafeliz; essa alegria é dele. A gente tem de ser quem a gente é. Sempre fui do movimento seja você mesmo e o mundo todo caminha para isso.

Fausto – É nosso filho e pronto, pai é quem cria. E já tem muito da gente. O gingado, o gosto pela música, o jeito expansivo são bem baianos, ele ‘puxou’ a mim. (risos)

– Em 2012 você foi diagnosticada com lúpus, doença autoimune que pode atacar os órgãos vitais. Como se sente hoje?

– É crônico, tenho de conviver com isso, estar sempre atenta. Me cuido, tomo remédios, como bem. No começo, raspei a cabeça, pois o cabelo caía, mas não mexeu tanto comigo quanto não poder mais usar salto. Mas o mundo conspira a favor: o tênis virou moda. Há modelos incríveis! Aqui comprei uns dez. Substituí a tara do salto alto pela tara do tênis. (risos)

Bebê Astrid Fontenelle Astrid Fontenelle [30089] Celebridades e filhos Celebridades e filhos [15203]

Leia também

Medrado mostra o rosto da filha recém-nascida: "Um pedaço de mim"

Mulher de Juliano Cazarré encanta ao celebrar mesversário do filho caçula

Eliezer realiza primeiros desejos da segunda gravidez de Viih Tube

Viih Tube responde sobre parto do segundo filho: "Vou tentar"

De novo? Maraisa causa ao surgir com a mão na barriga: 'Tem bebê?'

Alerta de fofura! Neymar Jr encanta ao exibir o sorriso da filha, Mavie