'Luiz Gonzaga está presente na trajetória do Falamansa', diz Tato sobre show de tributo

Tato, do Falamansa, afirma que Luiz Gonzaga é a maior referência para o grupo. 'As nossas referências vieram dele. Além do ritmo, nos inspiramos na preocupação de passar uma mensagem com a letra'. O show ocorre na próxima quarta-feira, 7, em São Paulo

Redação Publicado em 31/10/2012, às 16h20 - Atualizado às 16h27

Falamansa regrava sucessos de Luiz Gonzaga - Divulgação

Inspirados no centenário de Luiz Gonzaga (1912-1989) e no 14º aniversário de carreira, o grupo de forró Falamansa gravou um disco com os maiores sucessos do rei do baião, As Sanfonas do Rei. E, no dia 7 de novembro, fará um show no Carioca Clube, em São Paulo.

De acordo com o vocalista Tato (34), a base da carreira do grupo é “sem dúvida” Gonzaga. “As nossas referências vieram dele, vivemos o Luiz Gonzaga na trajetória do Falamansa. Além do ritmo, do triângulo, sanfona e zabumba, nós nos inspiramos na preocupação de passar uma mensagem com a letra: a alegria e a fé diante das dificuldades”, afirmou o artista à CARAS Online.

Com 14 anos de estrada e trabalhos predominantemente autorais, é a primeira vez que o grupo produz um CD de regravações. “Além de uma homenagem ao Luiz, o CD é um marco na história da banda, que teve tanta visibilidade no meio e nunca fez um trabalho de regravação”.

O novo álbum conta com as faixas Súplica Cearense, Bom pra Uns, Amei à Toa, O Fole Roncou, além da música As Sanfonas do Rei, escrita por Tato em homenagem ao artista. “Quis homenageá-lo a altura e posso dizer que a letra saiu bastante natural. Escutei tanto Gonzaga durante a minha vida que a música veio muito fácil”.

Tato diz que procurou preservar o ritmo das músicas e fez poucas alterações no arranjo. “Tentamos ser bem fies às gravações originais. E, mesmo nas pequenas mudanças, é engraçado como o Luiz está presente. Não precisamos fazer força, era natural: ele faz parte do nosso trabalho”.

Participações especiais

No novo trabalho, o Falamansa conta com várias participações especiais. Entre elas, a de Elba Ramalho (61) e Jorge Du Peixe, que cantam as músicas Sanfoninha Choradeira e o pot pourri Erva RasteiraA Festa, respectivamente.

“Assim como o Dominguinhos, a Elba não poderia faltar. São dois ícones da música que estiveram diretamente ligados ao Luiz Gonzaga”, diz ele, que também aposta na nova geração. O show terá a presença do grupo Os 3 do Nordeste, o Trio Forró Muleque e Chambinho do Acordeon, protagonista do filme Gonzaga de Pai pra Filho.

O show As Safonas do Rei ocorre na próxima quarta-feira, 7, às 22h, no Carioca Club (R: Cardeal Arcoverde, 2899, Pinheiros). Os ingressos valem de R$20 a R$25.

Escute a música composta por Tato em homenagem a Luiz Gonzaga:

Arquivo Celebridades nos bastidores Celebridades nos bastidores [23419] Falamansa Falamansa [1604] Tato [59650] Tato

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"