Lombo de Cordeiro

Lombo de Cordeiro

Redação Publicado em 19/04/2006, às 22h30 - Atualizado em 09/04/2019, às 16h47

Lombo de Cordeiro -

Mamífero do gênero Ovis, família dos bovídeos, cordeiro é o carneiro jovem. O lombo localiza-se junto às costelas. Retiram-se dois de cada cordeiro, um de cada lado da coluna. A peça é cilíndrica, com cerca de 6 centímetros de diâmetro e peso ao redor de 600 gramas. Até os anos 1980, a carne de cordeiro e a de carneiro eram tidas como subproduto no país, pois a criação objetivava o aproveitamento da lã. Mas ganharam notoriedade nasúltimas décadas. Investiu-se em raças especializadas para corte e o consumo aumentou. A qualidade passou a ser garantida cuidando-se da alimentação e padronizando a idade de abate - no caso do cordeiro, antes de 1 ano. Assim, bons restaurantes o puseram no cardápio. Os animais podem ser abatidos entre 5 e 6 meses de idade e com peso de 30 a 35 quilos. Alguns são abatidos ainda mais jovens: são os cordeiros precoces, que alcançam 30 quilos entre 90 e 100 dias. A carne é vermelho-rosada, macia e tem nível médio de gordura, o que já garante bom sabor. Versátil como a carne bovina, a do cordeiro leva a vantagem no sabor mais adocicado e aroma marcante, conferidos pelos ácidos graxos cáprico, capróico e caprílico. Há quem aprecie a carne com pouco tempero, para que suas características se mantenham. Mas vinho, louro, alecrim, hortelã e zimbro a valorizam. De preparo fácil e rápido, o lombo pode ser grelhado ou assado no forno, mas sempre brevemente para que fique malpassado ou ao ponto, estágios em que mais se tira proveito da suculência, da textura e do sabor. Molho de hortelã é um complemento clássico. Polenta, cuscuz marroquino e purês são bons acompanhamentos. Receitas, produção e estilismo culinário: Maria Luiza de Brito Ctenas. Pesquisa de texto e informações nutricionais: Neide Rigo, nutricionista.

Saúde

É ruim para Quem busca mais ferro na dieta, pois tem teor menor do mineral do que o animal adulto; e pessoas que precisam emagrecer: devem evitar o lombo inteiro com gordura aparente. É bom para Fornecer à dieta altas doses de vitaminas do complexo B, como niacina e, em maior quantidade, vitamina B12, importante para as células e o sistema nervoso.

Ficha técnica

100 g de lombo de cordeiro sem gordura, cozido ou grelhado, contêm: Calorias - 199 Proteínas - 29,31 g Gordura - 8,24 g Colesterol - 114 mg Vit. B1 - 0,13 mg Vit. B2 - 0,43 mg Vit. B6 - 0,14 mg Vit. B12 - 2,58 mcg Niacina - 7,89 mg Vit. E - 0,16 mg Cálcio - 21 mg Ferro - 2,34 mg Magnésio - 0,22 mg Fósforo - 240 mg Potássio - 189 mg Selênio - 2 mcg Sódio - 55 mg Zinco - 3,29 mg

Como se escolhe

Em açougues, em geral o lombo é vendido inteiro, com osso. Peça para desossar e retirar o lombinho. Encontra-se a peça já desossada, congelada ou fresca, em mercearias finas e alguns supermercados. Veja a cor da carne e da gordura e saberá se é cordeiro ou carneiro. No animal jovem a carne é rosa-avermelhada, macia e a gordura bem clara. Evite se tiver tom vermelho-forte e gordura amarelada, pois o cheiro será intenso e as fibras mais firmes. Se a carne estiver congelada, verifique no rótulo a validade. Observe ainda se a embalagem está intacta e a carne, bem congelada. Após descongelar, use no mesmo dia ou no máximo no seguinte.

Como se prepara

Se comprar inteiro, com osso, desosse e retire o lombinho. Use o osso e pedaços menores de carne entranhada para fazer caldo (ferva com água, cebola, cenoura, alho e bouquet garni), que poderá utilizar no molho. Para preparar na chapa, corte fatias finas, junte sal, pimenta e passe na frigideira quente com azeite rapidamente, até dourarâ¬" 1 min de cada lado. Ou corte em fatias de 2,50 centímetros e deixe por 2 min de cada lado. Para assar o lombo inteiro, tempere e leve ao forno pré-aquecido, bem quente, por 20 min. Fatie e sirva. Ao grelhar, retire o excesso de gordura, corte em fatias de 2,50 centímetros de espessura e deixe no tempero por 1/2 hora.

Minha receita

Alan Passos (ator) Indico este lombo de cordeiro ao forno. Tempere 2 lombos (800 g) com 4 folhas de sálvia, 1 ramo de alecrim, 3 alhos amassados, sal e pimenta-do-reino. Ponha numa vasilha. Regue com 1 xíc. de vinho tinto bom. Cubra. Reserve na geladeira, regando de vez em quando, por 2 horas. Tire da geladeira. Escorra o tempero. Coe. Reserve. Aqueça azeite numa panela. Doure os lombos. Reserve. Forre uma assadeira antiaderente com 1/2 kg de fatias de cebola e 1/2 kg de tomates vermelhos firmes fatiados. Ponha os lombos. Cubra de papel alumínio. Asse por 1 hora, regando com a marinada coada. Tire o papel. Asse até dourar. Retire. Deixe esfriar. Fatie. Numa fôrma, intercale camadas de lombo e de fatias de cebola e tomate. Regue com o molho da assadeira coado. Sirva com batatas coradas ao forno.

Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"