Ittala Nandi: Vigor e efervescência criativa

Um ícone do teatro no país, ela revela as Ilha segredos de beleza e anuncia seu primeiro romance

Redação Publicado em 19/07/2011, às 10h23 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

A atriz, que tem 51 anos de carreira e 69 de idade, fala com orgulho de sua rica trajetória e anuncia para o segundo semestre o lançamento do livro O Sonho de Vesta. - SERGIO BONDIONI

A atriz Ittala Nandi (69) encara com naturalidade o passar dos anos. Com 51 anos de carreira, laureada pelo ministério da Educação com o título Notório Saber em Artes Cênicas e muitos planos pela frente, ela afirma que a idade não a assusta. “Acho formidável uma mulher chegar aos 70, lúcida, com saúde, corpo bem cuidado e em atividade. É estimulante”, disse, na Ilha de CARAS. Presidente do Instituto Sul-Americano de Audiovisual, que dirige com o filho, o diretor Giuliano Nandi (38), da relação com o cineasta André Faria, a atriz foi convidada por Vinícius Cordeiro, presidente do America, a revigorar o polo cultural do tradicional clube carioca. Outro desafio será o lançamento do primeiro romance, O Sonho de Vesta, no segundo semestre, na Bienal do Livro, em São Paulo.

– Qual o segredo para chegar tão bem aos 69 anos?

– Não sei. Existem mulheres da minha família, na Itália, com grande longevidade. Acho que é algo da terra, forte. Mas acho mesmo que a receita é pensar em coisas boas. Energias negativas, como ódio e raiva, prejudicam. O ideal é se cuidar de dentro para fora.

– Já fez cirurgia plástica?

– Nenhuma. Não sou adepta a técnicas de rejuvenescimento, não uso cremes especiais. Mas me alimento com muita verdura, fruta, pouco carboidrato. Já fui vegetariana, mas comecei a ver que precisava de proteína e passei a comer caldo de carne. Além disso, faço tratamento ortomolecular há anos. Tomo vitamina que não acaba mais. Umas 20 por dia.

– Como anda o coração?

– Tenho alguém, mas prefiro não falar muito sobre isso. (risos) É um relacionamento legal. Mas também sei viver bem sozinha. A minha solidão é ativa. Preciso dela para que eu possa criar.

– Como avalia sua carreira?

– São poucos que chegam a esse ponto em atividade e com planos. Acabei de renovar o contrato com a Record até 2016. Estou feliz lá. Nada melhor do que ter concorrência na TV. Temos gente boa em todas as áreas, atores maravilhosos. O brasileiro é muito artístico. Vejo pelos meus alunos, já que também sou produtora e educadora. Criei a Escola Superior Sul-Americana de Cinema e Televisão do Paraná, coordenei a Escola de Formação de Atores da UniverCidade, no Rio. Também escrevi dois livros teóricos, o Teatro Oficina, Onde a Arte Não Dormia, sobre meus 10 anos no projeto, e Teatro: Começo Até..., inspirado nas minhas aulas de arte e educação. Sempre gostei de escrever, ser atriz foi um acaso.

– O que esperar do seu livro O Sonho de Vesta?

– É um romance de aventura, mágico, futurista, na era do matriarcado, 3500 a.C. Pesquisei seis anos sobre mitologia, história da antiguidade. É preciso coerência, são 27 capítulos e 280 páginas. Criei um clã de mulheres visionárias que, através dos sonhos, podem ir para o passado e o futuro. É muito bom poder dar vazão à fertilidade de ideias. Às vezes, quando a revisora me mostrava umas páginas, nem lembrava que tinha criado aquele texto. Eu lia e dava risadas: ‘Poxa, fui eu mesma que escrevi isso?’

 

Arquivo Vinícius Cordeiro Giuliano Nandi André Faria Ittala Nandi

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"