Amy: uma estrela vencida pelas drogas

Amy foi considerada a melhor cantora de sua geração, mas foi vencida pelas drogas e morreu aos 27 anos

Redação Publicado em 23/07/2011, às 14h34 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Amy Winehouse - Getty Images

Amy Winehouse foi uma das principais artistas da década de 2000 e chegou a ser considerada a melhor cantora de sua geração, mas seu talento foi derrotado pelas drogas.

Natural de Londres, Amy lançou seu primeiro álbum em 2003, Frank, que foi muito bem recebido pela crítica, e estourou mundialmente em 2006 com o segundo disco, Back to Black. O álbum venceu em cinco categorias do Grammy 2008 - Canção do Ano, Gravação do Ano, Artista Revelação, Melhor Álbum Vocal Pop, Melhor Performance Vocal Pop Feminina – e vendeu mais de 13 milhões de cópias em todo o mundo. A música Rehab chegou a ser eleita como uma das mais influentes da década.

Mas em meio a tanto sucesso, ela se rendeu ao uso de álcool e outras drogas e passou a se envolver em uma série de escândalos públicos. Em junho de 2008 o pai, Mitch Winehouse, revelou aos jornalistas que a filha estava com uma possível arritmia cardíaca por conta do uso abusivo de cocaína e cigarro. No mesmo ano ela foi presa duas vezes  por posse de drogas e confessou ter batido em um homem.

Em 2009, Amy foi internada em uma clínica de reabilitação e cumpriu seus tratamentos antidrogas na ilha de Santa Lúcia no Caribe. Com uma aparência mais saudável, o pai chegou a afirmar que a filha teve uma “recuperação milagrosa”. No ano seguinte, com o tratamento concluído, Amy pode concentrar-se no terceiro disco, cujo lançamento (que seria em 2011) foi adiado devido a novos problemas com drogas.

Amy desembarcou no Brasil pela primeira vez em janeiro deste ano, com shows no Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e São Paulo. Em maio voltou a ser internada em uma clínica de reabilitação, deixando o local poucos dias depois para continuar o tratamento em casa e dar continuidade em seus compromissos de trabalho. Mas a tentativa não deu certo. Em junho, em uma apresentação desastrosa na Sérvia, ela esqueceu a letra e foi vaiada pelo público. Poucos dias depois ela cancelou sua turnê na Europa.

Amy morreu aos 27 anos de idade. Ela foi encontrada morta em seu flat em Londres.

Arquivo amy winehouse morte

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"