Aguinaldo Silva critica vilão ‘sem causa’

O autor diz que é perversão o fato de que os autores deixam seus vilões fazer maldades sem motivo

Redação Publicado em 08/08/2011, às 13h11 - Atualizado às 15h43

Aguinaldo Silva, autor de Fina Estampa - Roberto Filho/Agnews

O escritor Aguinaldo Silva (67) fez algumas considerações sobre a teledramaturgia brasileira no início da tarde desta segunda-feira, 8, e criticou os vilões de algumas novelas que, segundo ele, lutam sem uma causa.

“Eu disse que os vilões das novelas atuais beiram a perversão, e isso causou certo reboliço. Alguém disse que os vilões são assim mesmo e  citou alguns dos meus pra fortalecer seu argumento: Odete Roitman, Nazaré Tedesco. Vou dizer a vocês o que torna o vilão um pervertido: é quando ele pratica todo tipo de maldades sem ter uma causa que as justifique. Pois, assim como os heróis da novela, os bons vilões têm uma causa que precisam levar a bom termo”, explicou Aguinaldo no Twitter.

“Odete Roitman queria preservar os valores em que acreditava, e pra isso precisava encaminhar na vida o filho, que não passava de um fraco. Nazaré queria provar ao mundo que mãe não é quem pariu, mas quem criou e tratou a cria com todo o amor do mundo”, disse, referindo-se às vilãs de Vale Tudo e Senhora do Destino, ambas de sua autoria.

“Assim, tanto Nazaré como Odete tinham motivos que faziam o telespectador pensar: "ah, agora entendi porque elas são desse jeito". Mas desde que Flora saiu por aí a praticar todo tipo de maldades sem ter nenhum motivo credível pra isso os vilões das novelas mudaram”, falou, criticando a personagem de Patrícia Pilar, em A Favorita.

Em seguida, Aguinaldo comentou sobre as maldades de Léo, interpretado por Gabriel Braga Nunes em Insensato Coração, folhetim que ocupa o horário nobre da Globo. “O vilão de Insensato Coração no começo tinha até um motivo: provar ao pai que não era tão ruim quanto ele achava. Um dia minha empregada disse: se ele quer provar ao pai que não é ruim, então por que faz tantas maldades? Ou seja, sua causa era duvidosa. É isso que eu chamo de perversão nas novelas atuais, o fato de que os autores deixam seus vilões fazer maldades gratuitamente, sem motivo”, justifica.

“É por que o público gosta disso? Acho essa tese discutível. O público gosta do gênero e o vê mesmo que seja pra dizer: que novela horrível!”, concluiu. A próxima novela do escritor, Fina Estampa, estreia no dia 22 de agosto.

Arquivo Fina Estampa Aguinaldo Silva Gabriel Braga Nunes Insensato Coração vale tudo Senhora do Destino vilão crítica

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"