História de vida

Maria da Penha revelha detalhes de sua história e luta: ''É necessário desconstruir''

Maria da Penha desabafa sobre a cultura do machismo na sociedade: ''É repetitivo''

CARAS Digital Publicado em 26/03/2021, às 18h13 - Atualizado em 30/03/2021, às 14h33

Maria da Penha - Reprodução/Instituto Maria da Penha

Para finalizar o 'Especial Mulheres' da CARAS Brasil com chave de ouro, nossa última convidada é Maria da Penha, vítima de violência doméstica em 1983 que dá o nome à lei contra a violência contra mulher, e também, líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres.

Na entrevista, vários assuntos foram tratados e a farmacêutica falou sobre sua história, e sobre sua luta em relação à lei Maria da Penha. "Ele (seu agressor) saiu do fórum em liberdade. Foi um momento de muito sofrimento e decepção e eu pensava no futuro das minhas filhas", desabafou Maria.

Sobre a cultura da violência contra a mulher e o machismo na sociedade, Maria da Penha deu seu ponto de vista sobre o assunto. "Deve haver um investimento em educação para desconstruir uma cultura do machismo. Tudo que se observa hoje é tema do machismo, uma cultura onde as mulheres são subjulgadas e precisa ser desfeito. É repetitivo quando um rapaz conviveu com avô e avó e avô batia na avó, o pai bateu na mãe e era silenciado e ele aprendeu a se comportar dessa maneira. É necessário desconstruir essa cultura na família", desabafou ela. 

Para conferir toda história de Maria da Penha e conhecer mais sobre sua luta diária, sobre a lei e mais, confira a entrevista completa: 

Maria da Penha vídeos

Leia também

Filho de Sandra de Sá abre o jogo sobre trabalho com a mãe: 'Evoluir'

Filho de Sandra de Sá relembra decisão de se afastar da TV: 'Pensei em sumir'

Sensitiva faz previsão surpreende para Simaria: 'Não lute com isso'

Autoajuda: 10 livros para se tornar um influencer de sucesso

Mãe de Marília Mendonça, Dona Ruth, lança canal no YouTube

Pronta para tour, Day reflete sobre exposição e vulnerabilidade: ''Me exponho demais''