"A Angélica gritava muito", diz piloto que fez pouso forçado com família Huck

Osmar Frattini contou que Luciano Huck ajudou a família a manter a calma durante os momentos de tensão no ar

CARAS Digital Publicado em 25/05/2015, às 10h38 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Osmar Frattini, piloto de avião que transportava a família Huck - TV Globo/Reprodução e AgNews

Osmar Frattini, piloto do avião Embraer 820C que fez um pouso forçado com a família Huck a bordo neste domingo, 24, falou no Encontro com Fátima Bernardes sobre os momentos de tensão vividos no ar.

"Naquele desespero, a Angélica gritava muito. Falei para eles manterem a calma e os cintos atados. Pedi, também, para eles tirarem os óculos para o momento da colisão com o solo, para evitar que algo pior acontecesse", disse Osmar.

+Luciano Huck e Angélica falam do acidente de avião no JN

O piloto disse que contou com a ajuda de Luciano Huck durante o voo. "Ele entende um pouco de aviação. Ele ajudou todos a manterem a calma, foi fantástico. Não houve pânico de querer sair todo mundo ao mesmo tempo. Depois, com o avião no solo, o copiloto abriu a porta traseira e ajudou todos a saírem de lá. Todos saíram andando do avião. Naquele momento, a dor foi superada. Eu fui o último a sair do avião, todo ensaguentado. Ainda voltei para tirar as malas e os pertences deles", afirmou.

+ Famosos mandam mensagens de apoio para Angélica e Luciano Huck

Segundo Osmar, quando o avião fez o pouso, o "solavanco foi violento" -- ele levou sete pontos na testa. Ainda de acordo com informações do piloto, se o avião tivesse "rodado", teria matado todos a bordo -- por isso optou por descer na diagonal. "Não tinha outro opção para o pouso. Na minha frente tinha serra e ainda faltavam 30 km para chegar a Campo Grande. Havia risco de explosão do outro motor e assim íamos cair como uma pedra no chão. Perdi o motor e o avião perdeu altitude rapidamente", completou.

Durante sua participação no Encontro, Osmar detalhou os motivos para realizar o pouso forçado. "Faltando apenas dez minutos [para o pouso em Campo Grande], acendeu no painel uma luz amarela escrito 'tempo de combustível', e quando acende indica que há uma obstrução de combustível para o motor. Dez segundos depois acendeu a do motor direto também. Comuniquei ao copiloto Flávio e ele foi meu parceiro. Não fiz nada sozinho. Nesse momento houve perda de potência. Quando perdeu a potência do motor esquerdo, o Luciano, que entende de aviação, já chegou e falou para mim: 'Comandante, nós estamos monomotor?' e eu falei 'Sim, Luciano, estou com uma pane de motor, é no combustível, uma parte do combustível", explicou.

Já em entrevista para o Jornal Hoje, da TV Globo, o copiloto José Flávio Zanatto relatou "choro e gritos" dentro da aeronave. "Estava uma família inteira a bordo, estavam com crianças. Houve choro, houve gritos. Realmente foi um milagre, um caso raro de acontecer", contou.

O avião deslizou cerca de 450 metros até bater numa cerca e parar perto de uma rodovia. Antes, teve que desviar de um rebanho de gado. A Aeronáutica já está investigando o caso.

APRESENTADORES FALAM SOBRE IMPORTÂNCIA DO PILOTO

Luciano Huck e Angélica falaram pela primeira vez nesta segunda-feira, 25, sobre o pouso forçado que fizeram no Mato Grosso do Sul neste domingo.

Os apresentadores divulgaram um comunicado através da Central Globo de Comunicação e agradeceram ao piloto do avião pela manobra que salvou a vida da família. Huck disse, ainda, que eles renasceram e que iríam comemorar uma nova data de aniversário.

"Antes de qualquer coisa, queremos agradecer a Deus. Ontem passamos por um milagre, foi uma situação muito difícil a que vivemos. Mas o que importa é que estamos todos bem. As crianças estão ótimas, o que é o mais importante. Eu e Angélica estamos apenas aguardando o tempo de voltarmos para casa. É importante também agradecer um monte de gente envolvida ontem, desde o santo homem Wilson, que nos viu da estrada e nos resgatou; todo pessoal da Santa Casa de Campo Grande, que foi de uma gentileza enorme; e todo mundo que nos apoiou na cidade. Também a equipe da Amil e do Albert Einsten, que nos recebeu com o carinho de sempre. Quero agradecer também as milhares de orações que a gente vem recebendo de todos os cantos. É um conforto enorme. Podemos dizer que renascemos e vamos comemorar uma nova data de aniversário: dia 24 de maio", contou Luciano.

"Também quero agradecer todo mundo que ajudou lá na Santa Casa de Campo Grande, agradecer ao Wilson e à sua esposa, que foram os primeiros a nos acolher e acalmar. E ao piloto, porque ele foi um verdadeiro anjo. E, claro, a todos que estão rezando e torcendo por nós. Estamos muito emocionados com todo esse carinho", disse Angélica.

BOLETIM MÉDICO DOS APRESENTADORES

O Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, divulgou por volta das 15h desta segunda-feira, 25, o primeiro boletim médicos dos apresentadores globais.

Angélica teve uma lesão na musculatura da parede abdominal e pélvica, enquanto Huck fraturou a vértebra torácica.

"O hospital Israelita Albert Einstein informa que a paciente Angélica encontra-se estável, sem comprometimento neurológico ou hemodinâmico. Apresenta discreta lesão na musculatura da parede abdominal e pélvica, além de um estiramento muscular na região cervical. Deverá ser submetida a exames complementares na tarde de hoje".

"O hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Luciano Huck apresenta apenas pequena fratura do corpo da décima primeira vértebra torácica, encontra-se estável e sem consequências neurológicas".

Os médicos Dr. Milton Steinman, Dr. Guilherme Ribas e Dr. Miguel Cendoroglo Neto assinam os boletins.

FILHOS DO CASAL JÁ RECEBERAM ALTA

Benício, Joaquim e Eva -- filhos dos apresentadores globais -- receberam alta do hospital Albert Einstein, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira, 25. Eles estão com os avós na capital paulista.

Além das crianças, as duas babás -- Marcileia Eunice Garcia e Francisca Clarice Canelo Mesquita -- que acompanhavam a família no momento do pouso forçado da aeronave em Campo Grande (MS), também já receberam alta.

O piloto -- Osmar Frattini -- e o co-piloto -- Luiz Flávio -- do avião turbo-hélice Carajá  também passam bem.

CASAL DEVE TER ALTA AINDA HOJE

Segundo informações do jornal SPTV, da TV Globo, o casal repousou no hospital ao longo da manhã e da tarde desta segunda-feira e deve receber alta ainda hoje. Familiares estão com eles no quarto, informou o Jornal Hoje.

Luciano também cancelou sua participação no baile de gala do BrazilFoundation em São Paulo na noite desta segunda-feira, 25. Ele será substituído na apresentação pelo humorista Paulo Gustavo.

TV luciano huck Angélica Luciano Huck [14916] Angélica [11034]

Leia também

A Grande Conquista 2: Fábio Gontijo revela qual atitude tomará contra Ricardo Costa

A Grande Conquista 2: Ex-Polegar é expulso após pegar faca durante briga

Aposentadoria? Ana Maria Braga reage aos rumores sobre carreira na Globo

Participante que protagonizou primeiro beijo em reality da Record vive luto

Morre o ator, dublador, radialista e humorista José Santa Cruz

A Grande Conquista 2: Mais dois participantes pedem para sair