"Acho a Elis Regina muito parecida com a minha mãe", diz atriz que interpretará a cantora em musical

A atriz baiana desbancou 200 candidatas para o papel e interpretará a cantora em 'Elis, A Musical'

CARAS Online Publicado em 23/09/2013, às 07h49 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Laila Garin interpretará Elis Regina em musical - Saulo Frauches/ TV Globo e Elisreginapimentinha/Reprodução

Se estivesse buscando uma atriz com traços semelhantes aos da cantora Elis Regina, Dennis Carvalho certamente não teria escolhido Laila Garin para o papel principal de Elis, A Musical.

Sem o costume de fazer audições, Laila também não tinha a pretensão de viver a protagonista do espetáculo e não quis imitar a cantora nas audições, uma vez que não simulou o timbre de voz, nem buscou reproduzir os gestos. Foi aí que Laila cativou o júri, desbancado mais de 200 candidatas.

+ Marcelo Adnet recria dueto clássico de Tom Jobim e Elis Regina; veja fotos 

"Ninguém é igual a ninguém e toda vez que a gente vai muito por esse lado da forma, corre o risco de perder a verdade, a visceralidade. E víscera, cada um tem a sua. Eu não tenho como ter as vísceras dela. Ao mesmo tempo, vejo os detalhes. É uma medida entre a forma e a essência", contou Laila para o site do Globo Teatro.

Se os olhos claros e o cabelo ruivo em nada se parecem com os fios e olhos castanhos da cantora, os temperamentos de Laila e Elis chegam a se cruzar, segundo ela. E mais: a intérprete de Como Nossos Pais traz lembranças familiares para a composição da personagem.

+ Maria Rita faz show em homenagem à mãe, Elis Regina, no Rio

"Eu acho a Elis muito parecida com a minha mãe, como essa coisa de ser entregue às emoções e de ter uma transição bem brusca de humor. São como nas músicas dela: quando a canção é alegre, é de uma felicidade profunda. Quando é triste, traz uma imensa melancolia. Também tem essa coisa dela ser estourada e muito franca. Em tudo isso eu vejo a minha mãe", disse.

Se nos testes Laila quis fugir das imitações, as preparações e ensaios deram início a um novo momento: uma imersão na personalidade, vida e carreira da cantora. A pesquisa divide espaço com a busca por uma interpretação autêntica e entendimento sobre quem foi esta que se tornou uma das grandes intérpretes do país. Tudo isso, claro, permeado por pérolas da música popular brasileira.

+ Maria Rita desabafa sobre comparações com Elis Regina

"Ninguém é igual a ninguém. Elis era um gênio. Qualquer imitiação soará falso. Primeiro eu tenho que ver esse texto saindo de mim com alguma verdade, antes de entrar com algum gesto dela. O Dennis insiste para que eu assista a vídeos e ouça músicas, mas afirma que isso deve entrar de maneira orgânica no trabalho. Estou observando, vendo o jeito da mão, o sorriso, que é muito característico dela, o olho pequeno, o timbre de voz. Estou tendo essa preocupação", explica a atriz.

E para quem está curioso para saber como será o visual da atriz nos palcos, Laila revela alguns truques que adotará para o musical. "Cortei os cabelos para que isso facilite o uso da peruca, que será bem curtinha. Também vou usar lentes de contato castanhas, tirar um pouco da sobrancelha, puxar e diminuir os olhos com maquiagem. Sobre a altura, não vamos serrar pernas nem nada, sou baixinha também", brinca.

+ Edu Lobo grava um DVD comemorativo

Filha de uma baiana com um francês, Laila Garin começou a fazer teatro aos 11 anos e, paralelamente, passou a estudar canto. Trabalhou com diretores como José Possi Neto, Nelly Frank e Luiz Carlos Vasconcelos. Já no Rio de Janeiro, estrelou musicais de sucesso como Eu Te Amo Mesmo Assim e Gonzagão - A Lenda, ambos dirigidos por João Falcão e com a temática ligada à MPB.

E novamente Laila se vê no caminho da música brasileira. Só que desta vez interpreta um personagem real, mas a responsabilidade de viver Elis não aflige a atriz. "É uma honra, sem dúvida, mas estou pensando como uma atriz que está tendo a oportunidade de interpretar um personagem muito especial, delicado, cheio de camadas e riquezas", explica.

Elis - A Musical, tem previsão de estreia em novembro no Rio de Janeiro.

Teatro Elis Regina Elis Regina [1413]

Leia também

Leona Cavalli segue busca ao passado para fazer ritual à loucura nos palcos

'Processo é diferente para cada ator', diz Anderson Muller sobre o trabalho no teatro

Ana Luiza Ferreira se despede de espetáculo e mira carreira musical: 'Montanha-russa de emoções'

Marcelo Laham se despede de musical e reflete sobre falta de humor na TV: 'Reinventar'

Ator da Broadway celebra parceria dupla com Diego Campagnolli nos palcos: 'Devemos ir para três'

Renato Aragão se emociona com sua história em musical: 'Nem acredito que fiz tudo isso'