Zuza Homem de Mello fala da 'inveja' de roqueiros com o jazz

Crítico musical diz que alguns roqueiros vêem o jazz como um gênero superior ao rock, e trabalhos como o de Amy Winehouse e Paul McCartney são exemplos de boas misturas dos dois estilos musicais

Juliana Cazarine Publicado em 07/06/2013, às 09h54 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Zuza Homem de Mello - Manuela Scarpa/PhotoRioNews

O jazz é um gênero democrático: está inserido no rock, no pop e até na música popular brasileira. E por aqui, cada vez mais é possível conhecer - e explorar - o gênero. O Brasil é palco de inúmeros festivais de jazz. Para Zuza Homem de Mello, curador do BMW Jazz Festival, a ascensão do ritmo no Brasil é produtiva. Em entrevista à Caras Online, o crítico de música fala da parceria entre artistas brasileiros e grandes nomes do jazz, comenta o sucesso de Paul MCCartney cantando música americana e revela quem teria potencial para brilhar como uma estrela do ritmo. Confira!

Descubra em 7 razões por que entrar na onda do jazz

Saiba quem são os 10 músicos que você precisa conhecer para gostar de jazz

A cantora Céu gravou a música “Tempo de Amor” com Herbie Hancock. O que você acha da parceria entre cantores brasileiros e artistas consagrados do jazz?

Pode ajudar a carreira do artista que está começando. Milton Nascimento, por exemplo, gravou com Wayne Shorter no início da carreira. Ou seja, a parceria é importante, ainda mais quando o artista já tem projeção na música.

Assista ao vídeo da canção de Céu e Herbie Hancock:

Em maio, no Rio de Janeiro, aconteceu o Bourbon Festival. Hoje, estamos aqui no BMW Jazz Festival e, para agosto, está programado o MIMO. O que você acha abundância de shows por aqui?

Quanto mais festival de jazz, melhor. Esses festivais (Bourbon e MIMO) são de caráter local, geralmente acontecem em cidades pequenas, e trazem artistas não muito conhecidos e isso é muito importante e produtivo. O BMW Jazz Festival é praticamente um festival nacional. E é claro que, nesse caso, é preciso subir o nível. Alguns artistas que vão se apresentar aqui vão fazer shows em Salvador e em Belo Horizonte, por exemplo.

O que você acha dos artistas que usam jazz em suas músicas de outros gêneros musicais?

Demonstra que eles olham para uma música que consideram meio inatingível. O roqueiro, por exemplo, sempre vê o jazz como um tipo de música superior ao rock. Ele tem uma espécie de inveja e gostaria de tocar jazz. Alguns já têm bagagem para atuar no gênero e, portanto, é muito legal. Quando eles conseguem se sair bem, é melhor ainda.

E quem se saiu bem?

A Amy Winehouse se sairia muito bem. Sem a menor dúvida, poderia ter sido uma grande cantora de jazz. Aliás, ela gravou com Tony Bennett maravilhosamente...por aí a gente já vê. Mas o Paul McCartney gravou um álbum (Kisses on the Bottom) apenas com canções americanas. Um disco maravilhoso no qual cantou acompanhado por músicos de jazz como Diana Krall, John Clayton e John Pizzarelli, que já vieram ao nosso festival, inclusive. O disco é espetacular e ele é o Paul McCartney (um cantor de rock). Agora, sendo Paul McCartney, só pode ser espetacular.

Assista ao vídeo de Tony Bennett e Amy Winehouse cantando Body And Soul:

Você pode citar um nome promissor do jazz?

O saxofonista Jaleel Shaw.

O que um músico precisa ter para ser completo?

A vida inteira dedicada à música... intensamente.

Veja os 6 artistas que são as novas promessas do jazz

música jazz Jazz [5125] BMW Jazz Festival [52571] BMW BMW Jazz Festival BMW [11790]

Leia também

Fim do mistério! Ivete Sangalo conta motivo de sua saída da Banda Eva

Molejo vai acabar? Integrantes falam do futuro após morte de Anderson Leonardo

Noivo de Maraisa faz homenagem para ela em data especial

Grupo de pagode lamenta morte de Anderson do Molejo e relembra encontro

Madonna fala de dificuldade de adaptar show de turnê para praia no Rio de Janeiro

Anderson Leonardo escondeu que era sobrinho de Elza Soares. Entenda