“A música brasileira é muito respeitada pelo mundo afora”, diz Zé Nogueira

Redação Publicado em 08/06/2013, às 14h09 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Milton Nascimento é um ícone da música brasileira, que para Zé Nogueira (à esquerda), é rica e inspiradora para os músicos estrangeiros - Divulgação

Em suas apresentações no Brasil, o guitarrista Pat Metheny e a cantora e instrumentista americana Esperanza Spalding - um nome em ascensão do jazz - provaram que a música brasileira é rica, ampla e tem potencial para ser (ainda mais) trabalhada nos vocais e acordes do jazz. E Metheny inseriu a canção Insensatez, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, ao repertório do show da sua Unity Band em São Paulo. Esperanza, por sua vez, cantou em português. Aliás, sua relação com a música brasileira é longa: gravou uma versão de Inútil Paisagem, de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira, no álbum "Chamber Music Society", de 2010, que também tem referências da bossa nova e uma canção gravada em parceria com Milton Nascimento. Para Zé Nogueira, curador do BMW Jazz Festival, “o mundo toca a música brasileira, que é ampla e ainda pode ser muito trabalhada. É um mundo musical que os artistas estrangeiros querem entrar de certa forma”.     

Esperanza Spalding encanta o público de São Paulo com o repertório do premiado ‘Radio Music Society’

Pat Metheny brilha no BMW Jazz Festival e arrisca algumas palavras em português

Como a música brasileira é vista no cenário internacional?

Dentro do meio musical, o mundo toca música brasileira. O foco da música internacional é muito voltado para o Brasil. É um mundo no qual eles querem entrar de certa forma, por isso surgem as parcerias entre cantores nacionais e internacionais. A nossa música é muito respeitada pelo mundo afora. As pessoas cantam samba no mundo inteiro. A bossa nova, por exemplo, teve seu momento de entrar no jazz e nunca mais saiu.

Então a parceria entre músicos nacionais e internacionais é bom para ambas as partes?

Lá fora, os músicos têm um olhar muito forte para o Brasil. A cantora Céu começou a fazer sucesso no exterior e depois ficou conhecida por aqui. E como estava fazendo todos os festivais de jazz lá fora, foi chamada por um músico como Herbie Hancock.

Por que alguns cantores fazem mais sucesso fora do Brasil?

A audiência lá fora é voltada para a qualidade musical. E aqui, falta uma cultura para o público entender a importância disso. No primeiro mundo, todos os festivais de música são frequentados por pessoas que têm discernimento musical. No Brasil, a gente engatinha. Não em matéria de músico ou música, mas em matéria de público. Falta conhecimento e aprendizado, mas vamos chegar lá com os festivais.

O que você acha dos músicos que incluem o jazz ao seu próprio ritmo musical?

Na verdade, acontece o contrário: o jazz é que inclui todos os ritmos.

Zuza Homem de Mello fala da 'inveja' de roqueiros com o jazz

O jazz é uma música para ouvir fazendo o que?

É preciso aprender a ouvir música sem precisar fazer mais nada. Só ouvir. Mas o mundo se encaminha para isso: a gente acha que a música sempre vem acompanhada de alguma coisa. Algumas pessoas correm ouvindo música, outras colocam um som para receber os amigos em casa. Tem que  existir um momento em que não é preciso fazer mais nada além de ouvir música.

Descubra em 7 razões por que entrar na onda do jazz

música tom jobim jazz Esperanza Spalding Música [22797] Tom Jobim [281] Esperanza Spalding [6781] Jazz [5125] BMW Jazz Festival [52571] BMW Jazz Festival

Leia também

Fim do mistério! Ivete Sangalo conta motivo de sua saída da Banda Eva

Molejo vai acabar? Integrantes falam do futuro após morte de Anderson Leonardo

Noivo de Maraisa faz homenagem para ela em data especial

Grupo de pagode lamenta morte de Anderson do Molejo e relembra encontro

Madonna fala de dificuldade de adaptar show de turnê para praia no Rio de Janeiro

Anderson Leonardo escondeu que era sobrinho de Elza Soares. Entenda