Eterna!

Canções de Maysa ganham novas versões oficiais em memória aos 85 anos da cantora

Produtor Vizcaya anuncia EP com novas versões de 6 músicas da cantora Maysa Monjardim

CARAS Digital Publicado em 07/06/2021, às 15h46 - Atualizado às 15h50

Vizcaya lança EP com novas versões de músicas de Maysa - Divulgação

No último domingo, 06, a cantora Maysa (1936 - 1977) estaria completando seus 85 anos de vida!

Com a intenção de prestar um tributo à memória da artista, o produtor Vizcaya decidiu lançar um EP especial com músicas dela.

Convite para remixar Maysa traz novas versões de 6 clássicos de seus primeiros três discos: Bom Dia Tristeza, de 1958, Ouça, de 1957, Tarde Triste, de 1956, Franqueza, de 1957, Resposta, de 1956 e Meu Mundo Caiu, de 1958.

O músico precisou utilizar softwares de inteligência artificial para filtrar e separar os instrumentos e vozes com qualidade. Transportando Maysa para um ambiente de sintetizadores, os beats atravessam a música eletrônica e vão do Tropical House e Trip-Hop ao Tech-House.

“O processo em si de reconstruir um novo instrumental para cada faixa foi rápido, porque eu conhecia bem todas as músicas dela, eu as escuto desde que me entendo por gente. As notas e acordes são complicados, mas poli e reduzi os arranjos a algo mais objetivo, embora todos sigam a melodia original. O trabalho maior foi ‘filtrar’ a voz da Maysa. Tive que aplicar recursos técnicos de anulação de fase quase que palavra a palavra da voz dela. Foi na mão, na raça e na paciência mesmo”, pontuou sobre o processo por trás do EP.

Vizcaya é fã de carteirinha de Maysa. Ele já leu as duas biografias oficiais, assistiu a minissérie produzida pelo filho da cantora, Jayme Monjardim, umas quatro vezes, e herdou os vinis originais da família. 

Para ele, a cantora é a maior diva brasileira de todos os tempos: “Autora, uma voz de timbre único e uma pessoa de temperamento e personalidade muito fortes. Sem medo, sem papas na língua, que jogou um casamento milionário e um quase título de nobreza na sociedade paulistana para cima, para viver seu sonho da música, viver seu ofício de cantora e intérprete”, disse. 

O cantor trabalhou fielmente nas músicas, com arranjos originais, letras na íntegra e obediência às partituras, mas imprimindo sua marca pessoal na sonoridade. Vizcaya espera que com esse EP as novas gerações possam revisitar a obra da cantora e reconhecer sua importância para a música brasileira.

Ouça agora mesmo Convite para Remixar Maysa de Vizcaya.

música maysa Vizcaya Convite para remixar Maysa

Leia também

Ana Castela e Gustavo Mioto confirmam volta ao se beijarem no palco

Aos 20 anos, Ana Castela supera cachê de Gusttavo Lima, diz jornalista

Em meio à separação, Belo anuncia nova música: ‘Tô preparado'

Equipe de Ludmilla se pronuncia após especulações sobre participação em show da Madonna

Maiara esclarece rumores de recaída com sertanejo Fernando Zor

Madonna no Brasil: veja a possível setlist de músicas do show em Copacabana