Os vitoriosos passos da atriz Maria Joana

Na Ilha de CARAS, ela celebra transformações na vida e carreira

Luciana Marques Publicado em 17/01/2018, às 10h35 - Atualizado às 12h46

Maria Joana - Reprodução/Revista CARAS

Vencedora do Dança dos Famosos 2017, no Domingão do Faustão, Maria Joana (31) sonhava com a chegada dos 30. A fase veio cheia de transformações e não a decepcionou. Além da mudança da casa da mãe, Carmen (66), para morar sozinha, fez a sua primeira vilã, Carol de Sol Nascente, em 2016, e depois foi morar com o namorado, o empresário Bernardo Muniz (39). A atriz e o empresário estão juntos há cerca de 10 anos e dividem o mesmo teto há dois. “Diziam: Ah, é a concretização de várias coisas. Realmente! Talvez você possa não saber o que quer, mas sabe o que não quer. Me sinto muito mais segura. Foi um processo de amadurecimento da minha carreira também. O que era um sonho, se realizou”, avalia a Maria, na Ilha de CARAS.

E quem não a conhecia teve esse prazer durante suas performances cativantes de valsa, tango e pasodoble, entre outros, na atração dominical. Modesta, ela enaltece os concorrentes. “Os meninos arrebentaram na final. Sou observadora e crítica, no bom sentido, mas não sei dizer o motivo de ter vencido”, diz ela, referindo-se aos dois outros finalistas, Lucas Veloso (21) e Nicolas Prattes (20). Mas uma certeza Maria tem, de que se mostrou do jeitinho que é durante todo o processo. “Em brincadeiras nos ensaios, o pessoal falava: ‘Maria, você tem que ser mais princesa nessa coreografia do foxtrote, do sapateado, você é muito moleca. Eu dizia: ‘Ai, gente, eu sou assim. Não posso, então, ser uma ‘princesa­ moleca?’ Acredito que a gente não deve perder a essência. E segui nesse processo”, ressalta ela, que, este ano, estará de volta ao teatro, onde começou a carreira. Na peça, que terá como tema o Oriente, uma de suas paixões, ela atuará com Julia Lund (33) e Camila Moreira. “É um processo que comecei na minha formatura.Terá muita coisa lúdica, corporal. A ideia é trazer todos os sentidos, vamos mexer com isso”, conta.

 

 

– São quase 10 anos com o Bernardo. Querem oficilizar?

– Acho festa de casamento a coisa mais linda, mas não define uma relação. O que a gente conquistou foi junto. Na minha primeira novela, na faculdade, a gente já namorava. Não tem nada mais legal do que passar por várias fases com a mesma pessoa ao lado. Cada um conquistando seu espaço, vendo o outro voar.

– O que mais admira nele?

– Ele é muito prático. Me ensina muito nessa questão de administrar carreira. Ele diz: ‘tem que ser bom para os dois lados’. Simples! Ele tem essa forma de se posicionar que admiro muito.

– O que mudou após o Dança?

– A gente sai diferente. Tanto pessoal, quanto profissionalmente. Lembro que Filó, a motorista que me acompanhava durante o programa, fez um comentário que me marcou. O sonho dela era ser bailarina, mas não concretizou, e ela disse que, quando via as nossas danças, esquecia seus problemas. Ao atuar, temos um texto para chegar nas pessoas. Na dança é só a linguagem corporal. E, como atriz, ter aprendido esse recurso foi um ganho enorme. Já pessoalmente, nunca encarei como competição. Tinha dias em que ficava desesperada, dava o máximo, tentava pegada, giro, mas o corpo não conseguia. No dia seguinte, eu fazia. É isso, superação, ir com calma. Também não teria chegado em nenhum lugar sem o meu parceiro, Reginaldo Sama, e toda a equipe, figurino, iluminação...

– Na vida, você também é determinada, de não desistir?

– Se boto na cabeça que vou fazer, vou até onde meu pé alcança. Não sou fácil de desistir. Mas também não vou no impulso. E também sou uma pessoa muito otimista. Mesmo no caos, fico tentanto ver os lados positivos.

– Como cuida do corpo?

– Agora não estou malhando porque machuquei a costela no Dança. Faço musculação, yoga, muay-thai, x-body e eletroestimulação no estúdio Rafa Lund. Aliás, experimento todos os tipos de tratamento. E há um ano e meio fiz um programa de reeducação alimentar com a minha prima, Fabiana Felippe, que é nutricionista. Ela acha que você tem que se alimentar de forma saudável, mas não deixar de comer coisas que gosta muito. E adaptar isso com o dia a dia, com o seu personal. Mudou meu corpo, até porque eu tenho muita retenção de líquido, melhorou o tônus muscular.

Ilha de Caras

Leia também

Felipe Andreoli diverte ao comparar o filho com grande baterista canadense: ''Sem forçar a barra''

Pedro Carvalho esbanja sensualidade na Ilha de CARAS

A essência de Adriana Stell encanta Ilhabela

Decoração da Ilha de CARAS: Caramanchão

Cecília Dassi sobre o casamento: "Que seja o mais rápido possível"

Na Ilha de CARAS, Rachel Ripani fala da tranquilidade trazida pelo filho Theo