Anuário

Philippe Starck vem ao Brasil e declara: 'O design não tem futuro'

O francês Philippe Starck, que veio ao Brasil lançar mais uma peça feita por ele com exclusividade para a marca italiana Kartell: a cadeira Masters

Redação Publicado em 23/11/2011, às 08h24 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

Exemplares da cadeira Masters, da Kartell, com design de Philippe Starck - Divulgação

Na semana passada eu estive na coletiva de imprensa que reuniu diversos jornalistas em torno do maior designer da atualidade, o francês Philippe Starck, que veio ao Brasil lançar mais uma peça feita por ele com exclusividade para a marca italiana Kartell: a cadeira Masters.

Irreverente como sempre e com muito bom humor, Starck contou que o desenho final da Masters é uma mistura de três cadeiras icônicas do design moderno: a Série 7, de Arne Jacobsen; a Eiffel Chair, de Charles e Ray Eames; e a Tulip Armchair, de Eero Saarinen.

“Agora, vocês têm as três cadeiras mais famosas do mundo juntas numa única peça, porém mais confortável e mais barata que todas elas”, disse o badalado designer, que no ano passado conquistou o respeitado prêmio Good Design Award 2010, concedido pelo Museu de Arquitetura e Design de Chicago, por conta desta sua criação. Aliás, a Masters já é um best-seller da Kartell, com 80 mil peças vendidas em todo o mundo.

Durante a coletiva, Philippe Starck fez questão de dizer que gosta de trabalhar com o plástico por ele ser barato e democrático. “Eu sou a favor do design para todos, com materiais de alta qualidade e que custem pouco para reduzir os custos”, afirmou ele, que também defendeu o uso do petróleo (matéria-prima do plástico) e criticou o processo de reciclagem praticado hoje em dia. Segundo ele, isto é uma enganação da indústria, que acaba gastando mais energia do que economizando.

Perguntado sobre como serão nossas casa no futuro, o designer levantou a bandeira do “menos é mais”. Para ele, a tendência é que tudo nas residências seja reduzido, dando lugar à tecnologia. “Menos móveis, menos objetos, menos tudo. Assim como os computadores, as casas devem perder a materialidade, mas ganhar inteligência”.

Starck também profetizou (e polemizou, claro) que o futuro do design é não ter futuro, já que, graças aos avanços da bioengenharia, as pessoas passarão a literalmente incorporar os produtos. “As pessoas terão computadores dentro de seus corpos, o que exclui a necessidade de os produtos terem um design arrojado, já que estarão escondidos”, acredita.

Ficou curioso para saber como é a Masters? Então não deixe de conferir as imagens que postei na galeria de fotos da coluna, onde também estão as imagens das cadeiras que inspiraram o designer francês na sua composição. E se você quer estar sempre por dentro do que acontece no mundo do design, acesse meu blog, monicabarbosa.com.br, onde falo sobre esses e outros assuntos diariamente. Até lá!

 

Decoração Design decoração [18997] arquitetura [20976] Phillipe Stack

Leia também

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores

Gabriela Pugliesi derrete seguidores ao mostrar quarto de Lion