Anuário

Living Design: A cozinha através dos tempos

Acabo de estrear no meu programa de rádio, o Living Design, um novo quadro. Batizado de “Kitchen & Bath”, seu objetivo é desvendar os segredos de decorar estes espaços tão importantes da nossa casa: a cozinha e o banheiro

Redação Publicado em 01/11/2011, às 08h21 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

A cozinha através dos tempos - Divulgação

Acabo de estrear no meu programa de rádio, o Living Design, um novo quadro. Batizado de Kitchen & Bath, seu objetivo é desvendar os segredos de decorar estes espaços tão importantes da nossa casa: a cozinha e o banheiro. Aproveitando esse gancho, resolvi contar para vocês hoje sobre a história da cozinha, que por sinal está inteiramente ligada ao desenvolvimento do fogão. Até o século XVIII, a fogueira era a única maneira de esquentar a comida, e a arquitetura da cozinha reflete isso.

Na Grécia Antiga, as moradias eram normalmente as de tipo átrio: os quartos eram arranjados ao redor de um pátio, que servia como cozinha. As casas dos ricos tinham o cômodo num quarto separado, sempre próximo ao banheiro para que ambos os ambientes pudessem ser aquecidos pelo fogo e serem acessíveis do pátio.

No Império Romano, pessoas comuns não possuíam cozinhas próprias; os alimentos eram cozidos em amplas cozinhas públicas. Já os romanos ricos tinham cozinhas relativamente bem equipadas. Numa típica vila romana, a cozinha era integrada ao prédio principal como um quarto separado, isolada por razões práticas (para evitar a fumaça, pois não havia chaminés) e sociológicas (porque era operada por escravos).
Chegando à Idade Média, na maioria das casas os cozimentos eram feitos em uma espécie de lareira no centro do cômodo principal, para fazer uso eficiente do calor. Esse era o arranjo mais comum, mesmo em casas ricas: a cozinha era combinada com a sala de refeições. Tempos depois, uma cozinha separada começou a aparecer. O primeiro passo foi mover a área do fogo para as paredes da sala principal, e mais tarde fez-se uma construção separada.

Quando avanços técnicos trouxeram novas formas de aquecer a comida nos séculos XVIII e XIX, os arquitetos tiraram vantagem da recém-adquirida flexibilidade para trazer mudanças fundamentais para a cozinha. A água, que antes vinha somente do poço, tornou-se gradualmente disponível nas torneiras durante a industrialização.

É fato que nenhum dos outros espaços da casa se sujeitou a tantas alterações no seu conceito de funcionalidade como a cozinha, que passou de um espaço multifuncional (onde eram realizadas atividades de alimentação, higiene e estar) para um espaço monofuncional, onde só se praticam as tarefas relacionadas ao ato de cozinhar. Mas é interessante observar que agora, no início do século XXI, esse panorama volta a se inverter, já que ter uma cozinha integrada com a sala de estar ou a varanda, ou até mesmo ter uma cozinha com sala é uma tendência em franca expansão.

Na galeria de fotos da coluna você pode ver imagens bem curiosas das cozinhas de antigamente. E não deixe de acompanhar o novo quadro Kitchen&Bath no meu blog, monicabarbosa.com.br. Até mais!


 

Decoração Monica Barbosa arte coluna Living Design decoracao

Leia também

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores

Gabriela Pugliesi derrete seguidores ao mostrar quarto de Lion