Feira traz novidades para renovar sua casa

Conheça os destaques da Craft Design e saiba como repaginar a decoração da sua casa sem ter que investir em reforma. Veja dicas de arquitetos e decoradores e inspire-se!

Redação Publicado em 13/03/2013, às 11h09 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Craft Design 2013 traz novidades de decoração - Divulgação

Mudar a decoração do ambiente não significa necessariamente investir em uma reforma total, ainda mais quando se pretende repaginar a casa em pouco tempo. Mexer nas cores, texturas e até em itens decorativos pode garantir o efeito esperado e trazer ainda mais conforto ao espaço.

Apostar em objetos decorativos, como as cerâmicas, almofadas estampadas e espelhos são tendências confirmadas durante a 22ª edição da Craft Design 2013, evento voltado ao mercado de decoração, design, presentes e arte. Além de trazerem mais elegância ao ambiente, esses objetos repaginam a decoração sem muito esforço. Confira os destaques da feira em nossa galeria de imagens (acima) e veja as dicas dos especialistas (abaixo):

Espelhos
São capazes de aumentar ou reduzir espaço, por isso, investir nos espelhos é opção certeira para mudar o ambiente. “Os espelhos podem ser usados em qualquer espaço, pois eles propagam luz e proporcionam amplitude, modificando todo a estética e funcionalidade do ambiente. Uma ideia interessante é apostar em molduras diferenciadas ou investir em espelhos como objetos de decoração que não estejam necessariamente na parede. Eles garantem um charme extra para a casa”, diz Jóia Bergamo, designer de interiores.

Adesivos
Com diferentes estampas e texturas, os adesivos trazem charme à decoração e são versáteis, já que podem ser trocados sempre. “Os tecidos e os adesivos podem ser utilizados para uma decoração personalizada, na qual podemos reciclar, por exemplo, um armário ou uma cômoda herdada pela família. Também podemos revestir o mobiliário da casa internamente, com padronagem combinada a uma laca externa, e até mesmo aplicar adesivos”, afirma Valéria Beer Dini, decoradora.

Cerâmica
Para trazer elegância e harmonia à decoração, as peças de porcelana ou cerâmica são ótimas apostas. "As cerâmicas são peças importantes na decoração quando queremos deixar o ambiente mais descontraído, leve e colorido. Pode exercer o papel de harmonizar o ambiente, dando alegria com cores coloridas. A porcelana ou cerâmica também pode dizer um pouco sobre a identidade do cliente, pois uma pessoa com perfil clássico pode optar por uma porcelana azul e branca que é uma peça eterna que resiste a modismos", diz Luis Pedro Scalise, designer de interiores.

Almofadas
Casas que recebem visitas ou familiares devem ter almofadas com cores que alegram a decoração e pufes confortáveis. “As almofadas são acessórios que complementam a decoração porque são utilizadas para dar cor ao ambiente em um sofá ou poltrona e também proporcionam aconchego. Os pufes podem ser mais despojados, sofisticados ou ter um design diferenciado, e que devido a sua versatilidade, abrem espaços para varias funções: podem ser de apoio aos pés, bandeja, servem para as pessoas sentarem ou são simplesmente decorativos", comenta Eliana de Sousa, arquiteta.

Mais luz
A escolha certa da iluminação pode também esconder pontos negativos e ressaltar os positivos de uma decoração. “A iluminação, na verdade, como em qualquer exposição, desfile ou mostra, tem um papel muito importante, pois ela ressalta e / ou esconde os pontos que mais nos interessam e até mesmo proporcionar um ‘clima’ para o ambiente”, diz Teresa Simões, arquiteta.

O importante é equilibrar o ambiente e adequar os novos objetos à decoração da sua casa. Mãos à obra!

Da Redação
 

Decoração Jóia Bergamo decoração [18997] Decoração - Dicas Decoração - Dicas [60128] Jóia Bergamo [61681] Craft Design Craft Design [28192]

Leia também

Neymar Jr personaliza árvore de Natal luxuosa com fotos da filha, Mavie

Juliana Paes arrasa com decoração diferentona na árvore de Natal

Lore Improta monta decoração encantadora de Natal com a filha: "Mágica"

Esposa de Roberto Justus recebe convidados em jantar à francesa: "Elegância surreal"

Arquiteta Soraia Nunes cria projeto para impactar positivamente a saúde mental dos moradores

Gabriela Pugliesi derrete seguidores ao mostrar quarto de Lion