Oscar 2019

Spike Lee critica escravidão e racismo e Donald Trump se ofende: ''Racismo com o presidente''

Vencedor de 3 Oscar em 2019, cineasta contou a história de sua família e rebateu preconceitos

CARAS Digital Publicado em 25/02/2019, às 19h05 - Atualizado às 22h47

Donald Trump e Spike Lee - Getty

Spike Lee foi o orgulhoso vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado durante a premiação deste domingo, 25, por Infiltrados na Klan.

O filme de 2018 contou a história real de Ron Stallworth [John David Washington], um policial negro dos anos 70 que conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan, instituição que promovia a morte de negros e supremacia branca. 

Em seu discurso de agradecimento pela vitória, o diretor do longa criticou a escravidão, e relembrou que sua bisavó ainda foi escrava, portanto o ato ainda é muito próximo da sociedade. Além disso, chamou a atenção para as eleições de 2020 e reforçou que os americanos deviam se mobilizar em uma campanha contra o ódio. "Estejam do lado certo da história. Faça a escolha moral entre o amor e o ódio. Vamos fazer a coisa certa", pediu o cineasta.

O diretor não citou nome algum no discurso, mas não escondeu o desgosto pelas atitudes consideradas racistas do presidente. Após apresentar a história do KKK, o filme apresentou imagens de uma marcha de supremacistas brancos - parecida com as realizadas pelo KKK - ocorrida em Charlottesville em 2018, na qual os protestantes desfilaram afirmando a superioridade dos brancos sobre os negros.

Pressionado e questionado, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, disse à época que tinha boas pessoas no meio dos protestantes, e que nem todo mundo era neonazista, e ainda que ambos os lados eram violentos e estavam errados. 

Trump, conhecido por discursos radicais e políticas separacionistas, tomou o discurso do Oscar como uma ofensa pessoal e fez um desabafo com ar de crítica em seu Twitter durante esta segunda-feira, 25.

"Seria legal se Spike Lee pudesse ler suas anotações, ou melhor ainda, nem precisar de anotações quando fizer ataques racistas ao Presidente", escreveu. "[Eu fiz] mais pelos afroamericanos [reforma na justiça criminal, menor número de desemprego da história, corte de taxas, etc] do que qualquer outro presidente", completou o político. 

Em uma coletiva de imprensa, Lee relembrou a apatia do presidente em relação às marchas racistas ocorridas por todos os Estados Unidos durante o último ano. "Aquele filho da p*** teve a chance de falar coisas boas e denunciar a Ku Klux Klan e aqueles nazistas de m****, mas não fez isso", esbravejou o cineasta.

cinema

Leia também

Johnny Massaro encarna radialista 'maldito': 'O sentimento é o mesmo'

Filme com Wagner Moura supera blockbuster com Bruna Marquezine em bilheteria na estreia

Klara Castanho e Karine Teles vão atuar juntas em novo filme

Otaviano Costa revela que filme Vidente por Acidente surgiu nos bastidores de programa da Globo

Wagner Moura fala sobre preparo físico para novo filme: “Corpo todo dolorido''

Wagner Moura revela que já quebrou o nariz de um homem. Saiba quando foi