Quentin Tarantino revela como cria seus personagens: “Sou um escritor”

O famoso diretor diz que presta atenção nas histórias e experiências das pessoas

CARAS Digital Publicado em 11/05/2015, às 17h07 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Quentin Tarantino - Getty Images

Em entrevista a revista eletrônica The Talkso diretor Quentin Tarantino fala sobre a violência nos seus filmes. O diretor está prestes a estrear seu novo projeto, Os 8 Odiados,  

Julgando pelos seus filmes, tenho que perguntar: você é obcecado por pés femininos?
Se você pensar nos diretores que foram acusados de serem loucos por pés, como Alfred Hitchcock, Luis Buñuel e Samuel Fuller, creio que estou em boa companhia. E isso sugere que eles eram cineastas muito bons porque sabiam onde colocar sua câmera. Mas eu acho que pernas e traseiros ganham tempo igual em meus filmes.

Assim como a violência?
Na verdade, só estou contando minhas histórias e fazendo minhas coisas. Gosto de lidar com os gêneros e ficar dentro dos subgêneros. E os gêneros com os quais tenho lidado têm material sensacionalista, violento- são filmes de crimes, filmes de Kung fu, filmes de samurai, filmes de terror, filmes de perseguição de carro. Quando falamos de cinemacom emoção, esses gêneros param o coração porque são violentos. Gosto disso. Mas no caso de Jackie Brown, este não é um filme violento.

Qual a sua receita para escrever personagens tão vívidos?
Isso não é de maneira nenhuma uma resposta jocosa, mas eu sou um escritor. É o que faço. É o trabalho de um escritor não escrever apenas sobre si mesmo, mas olhar para o resto da humanidade e explorar isso - o jeito de falar de outras pessoas, as frases que eles usam. E minha cabeça é uma esponja. Escuto o que todo mundo diz, observo pequenos comportamentos idiossincráticos. As pessoas me contam uma piada e eu lembro dela. As pessoas me contam uma história interessante sobre suas vidas e eu lembro dela.

E se você não se lembra delas?
Então ela provavelmente não valia a pena. O fato é, está tudo lá. Nem que seja seis meses ou 15 anos depois, quando escrevo meus novos personagens, minha caneta é como uma antena, ela pega aquela informação e, de repente, aqueles personagens aparecem mais ou menos formados. Não escrevo seus diálogos, coloco eles para falar entre si.

Voltando para a violência, do que você pessoalmente tem medo?
Meu medo número um é provavelmente o único super medo que eu tenho. É uma dessas coisas irracionais: eu tenho medo de ratos.

Veja a entrevista completa no site.
 

cinema Quentin Tarantino Quentin Tarantino [15042]

Leia também

Johnny Massaro encarna radialista 'maldito': 'O sentimento é o mesmo'

Filme com Wagner Moura supera blockbuster com Bruna Marquezine em bilheteria na estreia

Klara Castanho e Karine Teles vão atuar juntas em novo filme

Otaviano Costa revela que filme Vidente por Acidente surgiu nos bastidores de programa da Globo

Wagner Moura fala sobre preparo físico para novo filme: “Corpo todo dolorido''

Wagner Moura revela que já quebrou o nariz de um homem. Saiba quando foi