Leandra Leal usa crowfunding para produzir documentário e fala em preconceito

Leandra Leal pede ajuda de fãs famosos e anônimos para fazer documentário sobre a primeira geração de travestis do Brasil. "O crowdfunding foi a forma de financiar meu filme diante de um cenário preconceituoso em relação à questão de gênero", afirmou

CARAS Online Publicado em 27/11/2013, às 11h30 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Leandra Leal - TV Globo / Divulgação

Para produzir o documentário musical de longa-metragem Divinas Divas, obre a primeira geração de travestis do Brasil, Leandra Leal está lançando mão do crowfunding, ou financiamento coletivo, no qual parte ou a totalidade dos recursos para um projeto vem de contribuições financeiras espontâneas. 

Desta maneira, o projeto não depende do fomento apenas de grandes empresas, mas também de pessoas físicas, embora a arrecadação, obviamente, seja geralmente mais demorada do que atráves de cotas de patrocínios oferecidas às pessoas jurídicas.

Até as publicação desta matéria, o crowfunding do projeto havia chegado a 55%, razão pela qual Leandra tem pedido a ajuda de seus fãs e de famosos nas redes sociais, como o Twitter, para que contribuam na divulgação do projeto.

Também no Twitter, a atriz falou sobre os motivos que a levaram a lançar mão do financiamento coletivo para viabilizar o documentário. "O crowdfunding foi a forma de financiar meu filme diante de um cenário preconceituoso em relação à questão de gênero", afirmou.

"Desde 2010, buscamos maneiras de financiar este projeto. Infelizmente, porém, apesar do notório reconhecimento da importância dessas artistas e da qualidade da equipe técnica envolvida, encontramos sérias dificuldades de envolver patrocinadores. O cenário no país ainda é de muito preconceito em relação à temática abordada pelo filme", afirmou Leandra no site oficial do projeto.

O filme resgata a trajetória de oito artistas pioneiras: Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Fujika de Halliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios foram os primeiros homens que se travestiram de mulher nos palcos cariocas nos anos 1960, quando o Brasil vivia sob a ditadura militar.

Quem quiser ajudar pode contribuir com valores a partir de R$ 20. As cotas a partir de R$ 100 dão direito a um ingresso para o show que será filmado para o documentário no Teatro Rival, no Rio de Janeiro.

cinema leandra leal Leandra Leal [14891]

Leia também

Johnny Massaro encarna radialista 'maldito': 'O sentimento é o mesmo'

Filme com Wagner Moura supera blockbuster com Bruna Marquezine em bilheteria na estreia

Klara Castanho e Karine Teles vão atuar juntas em novo filme

Otaviano Costa revela que filme Vidente por Acidente surgiu nos bastidores de programa da Globo

Wagner Moura fala sobre preparo físico para novo filme: “Corpo todo dolorido''

Wagner Moura revela que já quebrou o nariz de um homem. Saiba quando foi