Primavera: as frutas da estação e seus benefícios para o corpo

Cheias de frescor nesta época do ano, maçã, acerola, uva e morango são algumas das frutas que são antioxidantes e têm muitos benefícios para a saúde e a beleza. Veja oito opções e se delicie com estes alimentos nutritivos!

Luiza Camargo Publicado em 31/10/2013, às 11h33 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Frutas da estação e seus benefícios para o corpo - Shutterstock

A primavera é conhecida como a estação das flores, mas também é o período em que várias frutas, como maçã, morango e acerola, estão no auge de seu frescor e nutrição. “Estas frutas vermelhas e arroxeadas possuem as maiores concentrações de antioxidantes, que ajudam a manter a pele e os demais tecidos do corpo humano saudáveis, pois são ricas em substâncias que protegem contra os radicais livres e fornecem vitaminas, minerais e fibras necessárias ao adequado funcionamento do organismo”, afirma a nutricionista Patrícia Silva, da Amil Total Care.

+ Gengibre ajuda a manter a boa forma e evita inflamações

+ Inspire-se em Fabiana Karla e Kesha e saiba como emagrecer e evitar o “efeito sanfona”

A nutricionista listou oito frutas aliadas da estação e explicou quais são os seus benefícios para a saúde e a beleza. Confira a seguir!

-ACEROLA

Rica em vitamina A, B1, B2, cálcio, fósforo e ferro é também uma das melhores fontes de Vitamina C .  O consumo de apenas 3 unidades por dia é suficiente para atender as necessidades diárias de vitamina C de um adulto. Por suas características, é muito recomendada para combater gripes e resfriados

 -AMEIXA

As mais conhecidas são: vermelha, amarela e a roxa (ou preta).Tem ação antiviral e antibacteriana. É boa fonte de fibra, como celulose e pectina. A ameixa seca é rica em vitamina A e apresenta alto teor de vitaminas do complexo B, vitamina E, potássio, ferro.

- MAÇÃ

Controle no ritmo intestinal e combate as afecções das vias respiratórias. Contém betacaroteno, vitaminas A, B1, B2, C e Niacina. Tem também proteínas, sódio, enxofre, ferro, sílico, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, cloro. Com baixa quantidade de calorias, a maçã é rica em fibras solúveis.

- UVA

Rica em carboidratos. Contém pró-antocianidinas (presente nas cascas e sementes), um antioxidante potente, adstringente com excelente ação cardiovascular. Tem grande quantidade de flavonóides, que aumentam o colesterol bom (HDL) e auxiliam a circulação e previnem danos às artérias, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

 -MORANGO

 Diurético, anti-reumático, alcalinizante, reduz toxinas do fígado. Além disso, tem propriedades que facilitam a digestão e o bom funcionamento do intestino. Contém betacaroteno, vitaminas A, B5, C, magnésio, fósforo, ferro, potássio, sódio. Muito indicado no tratamento da anemia. Fonte de vitamina C. Boa fonte de folato e potássio. Ainda é rico em pectina e outras fibras solúveis que ajudam a reduzir o colesterol.

-AMORA

 

É muito rica em vitaminas A, B e C. Possui propriedades antioxidantes, adstringentes, antisséticas, digestiva, anti hemorrágica e anticancerígena. Tem altos níveis de antocianidinas que ajudam as células e o colágeno contra os radicais livres. Também possui cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, selênio e várias outras vitaminas.

-FRAMBOESA

Cheia de sais minerais (ferro, fósforo e cálcio), vitaminas A, C, B1 (tiamina), B5 (niacina) e fibras. A framboesa auxilia no equilíbrio da pressão arterial, previne diversaos tipos de câncer e é rica em fibra.

-AÇAÍ

Fonte de fibras, lipídios, fósforo, ferro e cálcio, vitaminas C, B1 e B2. Além de ser excelente para repor as energias, o açaí auxilia no trânsito intestinal, estimula a memória e protege a saúde ocular. Atualmente, é uma das frutas mais pesquisadas e seus benefícios validados cientificamente.

Bem-estar e Saúde alimentação Alimentação [12442] Dieta - Aliados [61560] Dieta - Aliados Primavera Primavera [71482]

Leia também

Filha caçula de Julio Rocha é internada e causa preocupação na família

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação