Overtraining: Praticar esportes em excesso pode fazer muito mal à saúde

Perda de apetite, lesões seguidas e insônia são alguns dos sinais que mostram que você pode estar exagerando na malhação

Luiza Camargo Publicado em 22/08/2016, às 17h14

Praticar esportes em excesso pode fazer mal à saúde - Getty Images

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que apenas os atletas profissionais e de alto rendimento sofriam com o overtraining, que é quando a atividade física deixa de ser saudável e começa a prejudicar a saúde do praticante, ou seja, quando é realizada em excesso ou com muitas repetições. Todavia, com um maior fluxo de pessoas treinando intensamente e a onda fitness que tem conquistado muitos adeptos no Brasil, essa síndrome se tornou comum também nestes atletas amadores.

A causa do overtraining é o excesso de exercícios físicos, que conduz a um desgaste, intensificado pela falta de tempo de recuperação antes da próxima sessão de treinamento. Ou seja, nosso corpo precisa de repouso após a atividade física e se isso não acontece corretamente, o organismo fica prejudicado e aparecem sintomas negativos à saúde, ao corpo e à mente”, revela o ortopedista e especialista em medicina esportiva Rodrigo Freitas.

Uma das consequências do excesso de repetições nos exercícios são as lesões musculoesqueléticas, dentre elas, os microtraumas – os mais comuns são as fraturas por estresse, osteocondites, tendinites, miosites, rupturas parciais ou totais de tendões .

" Os principais sintomas de overtraining são facilmente perceptiveis. Falta de energia para iniciar o treino, dores na cabeça, perda de apetite, cansaço, irritabilidade e alterações no humor, perda de rendimento, insônia e ocorrência seguida de lesões", revela o expert.

Para evitar que isso ocorra, o médico diz que alguns cuidados devem ser tomados: “Escute os sinais que seu corpo dá, ate porque o não é algo que acontece do dia para a noite. Deixe seu corpo descansar entre um treino e outro, durma no mínimo 8 horas por dia e tenha uma alimentação adequada”.
 

Bem-estar e Saúde

Leia também

Filha caçula de Julio Rocha é internada e causa preocupação na família

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação