Mulheres no esporte: saiba como o ciclo menstrual influencia no desempenho físico

No clima da Rio 2016, saiba se as alterações hormonais tradicionais das mulheres afetam ou não em suas performances

Luiza Camargo Publicado em 08/08/2016, às 18h21 - Atualizado às 18h32

Mulheres no esporte: como o ciclo menstrual influencia - Getty Images

As mulheres brasileiras estão arrasando nas Olimpíadas Rio 2016. Além do Ouro de Rafaela Silva, atletas de diferentes categorias estão dando um show de talento e garra nos jogos.

Muitas pessoas acreditam que por ficarem menstruadas e terem maiores variações hormonais, as mulheres são piores fisicamente que os homens para praticar esportes. Porém, este mito não é real. Em alguns momentos, as mudanças hormonais até ajudam algumas representantes femininas na prática.

"Na maioria dos casos as mulheres não sentem influência em seu desempenho físico. Quando o rendimento é afetado, percebemos com maior intensidade nas atividades de longa duração, enquanto as atividades de caráter explosivo em muitos casos até melhoram", revela a personal trainer e personal gestante Roberta Gabriel.

Para praticar exercícios físicos, principalmente para as atletas amadora,s o melhor momento do corpo feminino geralmente é nos dias após o fim da menstruação.

" O melhor rendimento físico da mulher geralmente é atingido no período pós-menstrual pela maior concentração hormonal de estrógeno, o que aumenta a secreção de noradrenalina”, comenta a expert.

Bem-estar e Saúde marta Esporte Esporte [12810] Marta [14364] Rafaela Silva [10097] Rafaela Silva Rio-2016 [20998] Rio-2016 Ágatha [13497] Formiga [14277] Ágatha Formiga

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula