Mulher de Niemeyer, Vera Lúcia realiza sonho do arquiteto lançando a revista 'Nosso Caminho'

“A revista, que é mais um livro, estava pronta quando Oscar faleceu. Ele mesmo diagramou e tudo o que selecionou está aqui" contou ela

CARAS Digital Publicado em 31/08/2014, às 07h04 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Mulher de Oscar Niemeyer lança revista - Reginaldo Teixeira

A dor da saudade postergou por um tempo, mas não impediu a realização de um desejo de Oscar Niemeyer (1907–2012): o lançamento da 13 edição da revista Nosso Caminho, sobre arquitetura, arte e cultura, editada por ele e pela mulher, a jornalista Vera Lúcia (70). “Foi uma perda muito grande, como se tivessem tirado um pedaço de mim. Aproveitei o momento em que me senti mais forte e decidi lançar”, contou Vera em evento no escritório, que foi, praticamente, a segunda casa de Niemeyer e está totalmente preservado pela família, em Copacabana, no Rio. “A revista, que é mais um livro, estava pronta quando Oscar faleceu. Ele mesmo diagramou e tudo o que selecionou está aqui. A única diferença é um caderno que fiz em sua homenagem, com crônicas”, explicou. Vera planeja, duas vezes por ano, editar novos exemplares. “Tenho no arquivo muitos textos dele, projetos. A revista era seu sonho”, reiterou.

Os netos Ana Elisa Niemeyer e Kadu Niemeyer (60) ressaltaram a importância de manter vivo o legado do mestre dos traços em curva. “Ele sempre foi meu companheiro. A memória dele estará para sempre presente no meu dia a dia. E o lançamento da revista é uma continuação da sua obra, temos que mantê-la viva”, assegurou o fotógrafo Kadu. Também arquiteto, Paulo Sérgio Niemeyer (44) destacou o vazio de trabalhar sem a presença do bisavô. “Pelo fato de ter vivido e trabalhado tanto tempo com ele, desenhar sem estar na sua presença me deixa um pouco angustiado”, contou Paulo, feliz em ver a revista. “Era um projeto pelo qual tinha grande carinho e a sua publicação é uma forma de levar à frente seus ideais”, completou. Os convidados puderam ainda conhecer a coleção de joias da H.Stern, mostrada pelo embaixador da marca, Christian Hallot (54). As  peças são inspiradas nos traços de Niemeyer.

Bem-estar e Saúde oscar niemeyer Oscar Niemeyer [20370]

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula