Horário de verão afeta rotina de exercícios e pode prejudicar o treino

Mudança no horário pode afetar o sono e a alimentação, prejudicando o desempenho do praticante de atividade física

Luiza Camargo Publicado em 13/10/2016, às 15h05

Horário de verão afeta rotina de exercícios - Shutterstock

Com o início do horário de verão, muitos praticantes de atividades físicas têmdificuldades para se adaptar, principalmente nos primeiros dias, isso porque  ele não estava acostumado a acordar ou iniciar os exercícios em um horário mais cedo. O sono e a alimentação são os mais afetados e por isso,  por isso o rendimento do treino acaba prejudicado.

“O ato de adiantar o relógio em uma hora é sentido imediatamente pelo seu corpo, que não sente fome ou sono nos horários que deveria.Nos primeiros dias, há dificuldade para acordar mais cedo, falta sono para dormir à noite e o apetite também sofre alterações”, explica a nutricionista Vanessa Gama, da Clínica Benesse.

O sono é , quase sempre, o mais afetado. Dormir menos pode trazer grandes prejuízos à malhação.

“A privação de sono pode atrapalhar a síntese dos hormônios de crescimento e do cortisol, já que ambos são produzidos enquanto estamos dormindo. O efeito? Despertar cansado, ter dificuldade de raciocínio e um grau incomum de ansiedade, interferindo na realização de tarefas do cotidiano, como treinar, por exemplo”.

Segundo o médico Rodrigo Freitas, para que não haja um impacto muito grande na rotina de exercícios, o indicado é realizar mudanças em hábitos noturnos, principalmente daqueles que realizam atividades físicas nesse período.

“O ideal é não fazer séries muito pesadas de musculação antes de dormir, já que isso pode afetar a qualidade do sono, provocando alterações de humor, sonolência e irritabilidade no dia seguinte”, alerta o médico.

Bem-estar e Saúde treino exercício físico emagrecimento Exercício Físico [12443] Treino [12967] Emagrecimento [12942] Horário de Verão [36768] Horário de Verão

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula