Efeito sanfona: saiba como não sofrer mais com as constantes mudanças de peso

Muitas pessoas emagrecem e depois recuperam os kgs perdidos, sofrendo assim do famoso efeito sanfona. Endocrinologista explica como manter o peso ideal sem fazer dietas absurdas; confira!

Luiza Camargo Publicado em 27/11/2015, às 14h32 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Christina Aguilera já sofreu com o efeito sanfona - Getty Images

O efeito sanfona acompanha a maior parte das mulheres ao longo da vida. É muito comum ganhar uns quilinhos, depois perdê-los, mas, oscilações muito grandes e constantes podem se tornar perigoso e nada saudável.

Famosas como Christina Aguilera, Mariah Carey e Jessica Simpson já sofreram ao longo da carreira com o efeito sanfona e tentam manter o peso ideal atualmente. Realmente, não é fácil manter a forma sempre, principalmente coma rotina corrida e cheia de compromissos e obrigações que as pessoas têm nos dias de hoje. Mas, unindo com equilíbrio alimentação saudável e exercícios físicos, fica mais fácil  não sofrer com este "mal".

Para entender como o efeito sanfona funciona e como realmente deve ser uma dieta equilibrada, o endocrinologista Pedro Assed, Membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), respondeu 3 dúvidas bem comuns sobre o tema; confira!

É possível combater o efeito sanfona? Como?
"A maioria das pessoas passa por efeitos sanfona na vida, pois adotam hábitos saudáveis apenas por pequenos períodos de tempo e depois voltam a adotar um estilo de vida ruim. Outro fator que facilita o efeito sanfona é a adoção de dietas da moda, que na maioria das vezes são nutricionalmente inadequadas. O combate ao efeito sanfona passa pela adoção de hábitos de vida saudáveis que devem ser incorporados por períodos longos e de preferência de forma contínua, como a pratica de exercícios físicos, cessação da ingestão exagerada de álcool, cessação do tabagismo, implementação de dieta regrada com alimentos integrais, com alimentação de 3 em 3 horas mais fracionada e evitando abusos de carboidratos. Com isso, e bastante liquido durante o dia, pode-se chegar ao emagrecimento saudável e duradouro".

Como o metabolismo reage a constante oscilação de peso?
"Cada tentativa frustrada de perda de peso e posterior reganho, faz com que as próximas tentativas de perder peso se tornem cada vez mais difíceis. O peso corporal assim como a temperatura e a pressão arterial são controlados pelo sistema nervoso central, especificamente pelo hipotálamo, através de conexões neuronais que interpretam os estímulos externos e as variações hormonais internas adaptando/regulando a nossa fome e saciedade. Essa regulação do peso é lenta e constante, e hoje já se sabe que, quanto mais rápido e duradoura for a intervenção para perder peso, mais fácil ficará a luta contra a balança".

O que faz emagrecer e engordar com facilidade? como dar um basta nessa oscilação?
"O que faz emagrecer são hábitos saudáveis como pratica de atividade física e alimentação de produtos integrais e lights a cada 3 horas. Já para engordar basta haver transgressões alimentares frequentes, como comer chocolates, frituras ,doces, fast-foods e carboidratos com frequência. Ficar longos períodos sem se alimentar, pular refeições, beber pouco liquido durante o dia, alimentação com excesso de gordura e carboidrato principalmente a noite e ingestão de bebidas durante as refeições são erros comuns que com certeza levam ao ganho rápido de peso".

Bem-estar e Saúde christina aguilera Saúde dieta emagrecimento Dieta [12944] Christina Aguilera [907] Saúde [11180] Emagrecimento [12942]

Leia também

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação

Fabiana Justus detalha evolução no tratamento após transplante de medula