Penélope Nova cortou a lactose da dieta para ter um corpo sarado. O truque funciona?

Cortar a lactose do cardápio diário ajuda a reduzir o inchaço do corpo. Mas, para excluir o carboidrato da dieta, é preciso incluir alimentos que tenham cálcio. Veja o motivo

Redação Publicado em 03/06/2013, às 19h21 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

A apresentadora Penélope Nova excluiu a lactose da dieta para conquistar um corpo sarado - Foto-montagem

O corpo sarado de Penélope Nova tem despertado o interesse feminino por dois motivos: a beleza e a transformação. A apresentadora eliminou as gorduras localizadas na barriga e ganhou músculos. Para conseguir a nova forma, ela se dedicou aos treinos e mudou o cardápio diário. Agora, Penélope usa a internet para dar dicas de exercício e dieta. E uma das orientações é: evite a lactose.

Barbara Beluco, a modelo sucessora de Elle Macpherson, revela o segredo de sua boa forma

Como a lactose é um carboidrato encontrado no leite, na prática, a medida significa cortar a bebida e seus derivados das refeições cotidianas. Não existe comprovação científica de que cortar a lactose das refeições ajuda a emagrecer. Mas, de fato, ajuda a reduzir o inchaço natural do corpo.

Inspire-se em Fabiana Karla e Kesha e saiba como emagrecer e evitar o “efeito sanfona”

Vale lembrar, porém, que a estratégia só é vantajosa quando o adepto do cardápio sem lactose já está habituado a um programa de reeducação alimentar regrado. “Não adianta eliminar os laticínios do cardápio semanal e comer uma pizza quatro queijos nos finais de semana, por exemplo”, avalia Rodolfo Peres, nutricionista esportivo.

O leite é rico em cálcio, um nutriente fundamental para a formação e manutenção dos ossos. Em geral, na vida adulta, é necessário consumir 1.500 miligramas de cálcio por dia. Portanto, para cortar os laticínios do cardápio, é preciso compensar a falta o mineral com outros alimentos, como feijão, arroz, folhas escuras, mamão, figo e morango. O nutricionista pode balancear o cardápio e dosar os alimentos para que os nutrientes necessários não faltem.

Para 75% da população mundial, a dieta sem lactose é uma realidade. “Essa parcela da população apresenta intolerância à lactose, problema caracterizado por diversos sintomas de ordem gastrointestinal”, diz Peres. Existem dois tipos de intolerância: total e parcial. “O grupo que tolera parcialmente a lactose consegue comer alimentos com baixos teores do carboidrato, como queijo e iogurte, mas tem dificuldade para digerir grandes quantidades de uma só vez”, afirma o nutricionista. Quando não é digerida, a lactose permanece no intestino e sofre com a ação de bactérias fermentativas, que provocam náuseas, gases, cãibras, cólica abdominal, flatulência e diarreia.

Ajudamos você a emagrecer após a gravidez. Mas ter o corpo de Gisele Bündchen... é mais difícil

Bem-estar e Saúde dieta emagrecimento Penélope Nova Dieta [12944] leite Leite [32923] Penélope Nova [27873] Emagrecimento [12411]

Leia também

Filha caçula de Julio Rocha é internada e causa preocupação na família

O que é câncer inguinal? Entenda o tumor que tirou a vida de Anderson Leonardo

Estado de saúde de Anderson Leonardo, do Molejo, é gravíssimo

Fabiana Justus explica idas ao hospital após transplante de medula

Luciana Gimenez mostra fim de suas muletas após superar acidente

Esposa de Arlindo Cruz atualiza estado de saúde do cantor após internação