Mariana Belém explica o que é 'bullying materno': "Mães deviam ser unidas"

Mãe de duas meninas, ela falou sobre as diferenças na amamentação da primeira e da segunda filha

CARAS Digital Publicado em 12/08/2016, às 16h47

Mariana Belém - Natália Mancio/Divulgação

Mãe de duas meninas - Laura, de quatro anos e meio, e Júlia, de seis meses -, Mariana Belém tem usado sua experiência para levar informação a outras mães que, assim como ela, se deparam com milhares de dúvidas desde o 'positivo' no teste de gravidez. E o que a cantora percebeu já na primeira gestação foi a quantidade de pessoas que surgem opinando ou mesmo julgando as decisões das mães, principalmente as de primeira viagem. É o que ela chama de ‘bullying materno’.

“Eu levanto duas bandeiras: uma pelo direito da mulher de escolher o que ela quer. Se ela quer um parto cesária ou normal, a vida é dela e ela é quem sabe sobre seu corpo. Eu tive um parto normal depois de uma cesária porque eu queria muito. Mas o primeiro não faz da minha filha menos saudável e nem de mim menos mãe. “A gente não sabe o que acontece na vida dos outros pra ficar ditando regra”, desabafa Mariana. “A outra bandeira é para parar esse bullying materno. Acho que tudo está na maneira como você diz as coisas. A mulher já está supersensível, tem as mudanças hormonais, às vezes está se sentindo péssima... e daí fica parecendo uma competição de mães, o dedo apontado. Parece que uma mãe está querendo botar a outra para baixo e mostrar como ela é melhor. No que isso agrega? O meu prêmio diário é a saúde das minhas filhas, é o sorriso delas pra mim, isso pra mim vale mais que qualquer coisa”, explica.

Ela conta que aprendeu a se “defender” melhor na segunda gestação. “Como mãe e mulher a gente está sempre se justificando. No segundo filho você ouve as coisas e começa a entrar por um ouvido e sair pelo outro, fica mais relaxada. Hoje em dia estou tentando sempre responder ‘porque sim ou porque eu quis’ quando me perguntam o motivo de algo.  É mais paz de espírito”, acredita. “Tenho muito a aprender com os outros e quero isso, mas que as pessoas saibam falar e não apontar dedo e acusar e querer se mostrar melhor mãe do que você, não é uma competição. Mães deviam ser unidas e não estar em um pódio comparando uma com a outra”, avalia.

Mariana participou de um evento com blogueiras em São Paulo e contou sua experiência, inclusive sobre as dificuldades com a amentação das meninas. “O papel da blogueira mãe é passar dicas que ajudem outras mães. Quanto mais informação, mais fácil a amamentação e todo o processo pós-parto”, defende. “Fiz redução de mama aos 19 anos, isso dificultou muito a amamentação. A Laura recebeu complemento desde o hospital e com três meses e meio largou o peito. Me martirizei, chorei muito. Na segunda foi diferente. A Júlia mamou exclusivamente no peito até os quatro meses. Não tenho como descrever como informação foi importante”.

Laura e Júlia são frutos do casamento de Mariana com o empresário Cristiano Saab.

Bebê Mariana Belém mariana belém [34963]

Leia também

Cintia Dicker curte manhã de sol na piscina com a filha: "Nossas manhãs"

Virginia Fonseca mostra reação da filha ao ver sua barriga de grávida

De vestido colado, Sthefany Brito revela como já está sua barriga

Grávida, Bruna Hamú impressiona ao exibir o crescimento do barrigão

Gabi Luthai revela que o filho recém-nascido enfrenta disquesia: ‘Sofrendo’

Fonte próxima de Kylie Jenner esclarece novos rumores de gravidez