Contar histórias ajuda o bebê a desenvolver a fala e a lidar com as emoções

Além de aproximar pais e filhos, contar histórias desde a gravidez ajuda a desenvolver a fala e o emocional da criança, tornando-a mais segura. Pedagogos e contadores de história mostram como introduzir o hábito na sua casa. Confira!

Ana Paula de Andrade Publicado em 29/08/2013, às 15h36 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Crianças têm que ter contato com a literatura desde o primeiro ano de vida - Getty Images

Sentir-se amado é uma das principais necessidades de um bebê. E saiba que essa sensação pode ser proporcionada, já no útero, por algo que ele ainda não compreende: as palavras. Se você acha que 'conversar com a barriga’ é bobagem, está na hora de mudar seus conceitos. Um estudo liderado pela professora Barbara Kisilevsky, da Queen's University, no Canadá, provou o que se especulava há algum tempo: o feto não só escuta a voz da mãe no útero como consegue memorizá-la e reconhecê-la antes mesmo do nascimento. Segundo a pesquisadora, isso influencia decisivamente o desenvolvimento da fala e da linguagem do bebê. “Além disso, conversar com o feto promove um vínculo emocional: os recém-nascidos, comprovadamente, preferem a voz de suas mães às outras”, afirma. Mas o que conversar? A pesquisadora acredita que a gestante não precisa dizer nada em especial, o importante é expor o feto à sua voz repetidamente. 

+ Contar histórias para o bebê cria laços afetivos. Saiba como e quando começar

+ Anuário do Bebê 2013 traz matéria sobre os benefícios de ler para o o bebê durante a gestação

Algumas mães encontraram na literatura um meio de ‘quebrar o gelo’ e construir essa ligação emocional com seus filhos. “Tive uma certa resistência a conversar com a barriga quando estava grávida, achava meio esquisito. Então, comecei a ler os meus livros em voz alta, nada a ver com literatura infantil!”, conta Letícia Volponi, mãe de Laura (5 anos) e Miguel (1 ano), e autora do blog Pelos Cotovelos e Cotovelinhos. Contar histórias virou hábito depois do nascimento de Laura – durante as mamadas e antes de dormir – e mais tarde promoveu outra forte ligação: da menina com os livros. “É impressionante como contar histórias contribuiu para a formação do vocabulário dela”, diz Letícia. Hoje, Laura conta histórias para o irmão caçula e troca com frequência a TV pela companhia dos livros.

O escritor Leo Cunha, autor de mais de 40 obras infanto-juvenis, também estabeleceu o costume desde cedo com o filhos André (4 anos) e Sofia (13 anos). “Li histórias e cantei para os dois desde que estavam na barriga da mãe, e continuo lendo até hoje para o mais novo”, revela. Como resultado, ele conta que a mais velha se tornou uma leitora assídua. “Acredito que o contato com o texto literário enriquece a desenvoltura das crianças com as palavras e o mundo das ideias em geral”, diz. 

Fernanda Teixeira, diretora pedagógica da escola paulista Capítulo 1, concorda e afirma que as vantagens do convívio precoce com a leitura são evidentes. “Aqui na escola, percebemos que os alunos que possuem esse estímulo desde cedo têm melhor desempenho escolar, tanto cognitivo, quanto social e emocional”, conta. E a ciência também reconhece os benefícios do faz de conta. “Ouvir histórias faz a criança pensar e imaginar. Ela se torna cognitivamente e emocionalmente mais preparada e segura”, diz Antonio Carlos de Farias, neurologista infantil e especialista em desenvolvimento e saúde mental do Hospital Pequeno Príncipe. 

Além de estimular a linguagem, o raciocínio lógico e a associação de ideias, a contação de histórias tem um papel fundamental: ajuda os pequenos a lidar com as emoções, que muitas vezes ainda nem conseguem nomear. “As crianças começam a relacionar a ficção a situações da sua vida cotidiana e entram em contato com sensações que incluem tristeza, alegria e medo”, assinala a psicóloga Juliana Mattoso Del Vigna. Segundo ela, por meio dos personagens dos contos de fadas, é possível explicar às crianças conceitos complexos como superação, persistência, coragem e respeito. A escritora e contadora de histórias Vanessa Meriqui vive isso em seu dia a dia. “Muitas vezes, quando interfere na narração da história, a criança coloca aquilo que mais a incomoda ou que lhe é importante no momento”. Por isso, ao ler para os pequenos, deve haver entrega e o tom deve ser de acolhimento. “O contar histórias tem como matéria-prima o afeto. E quando uma criança é tratada com amor, fica mais preparada para encarar desafios no futuro e enfrentar situações difíceis com mais segurança”, acredita. 

Esse potencial educativo dos contos de fada chamou a atenção da pedagoga Nereide Tolentino há 36 anos, quando fundou a escola infantil Casa da Vovó, em São Paulo. A metodologia pedagógica criada por ela é baseada em histórias clássicas, como Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho. “Por meio dos personagens, a criança consegue vivenciar o bem e o mal brincando e, assim, assimila os valores transmitidos de acordo com a sua maturidade”, diz a educadora.

Para os especialistas, isso acontece porque os personagens trazem características reais, que as crianças encontram nelas mesmas, em seus pais, irmãos e amigos. “Escolhemos o que é significativo para a formação de valores em cada história. A da Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, traz a lição das escolhas, ou seja, independentemente do caminho escolhido, você vai encontrar desafios, vai ganhar e perder”, explica Nereide. Mas ressalta: “Não é dar ‘lição de moral’ na criança, e sim ensiná-la que cada escolha tem um preço”. 

Se contar histórias é um hábito recomenda já na gestação, os livros podem – e devem – ser apresentados à criança desde o primeiro ano de vida. Os ilustrados, que estimulam os sentidos, são os mais indicados. Para evitar que sejam danificados pelo bebê, ofereça versões cartonadas – com folhas mais grossas – ou feitas de pano, plástico e borracha, que podem ser mordidas e manuseadas à vontade. O importante é incentivar o contato com o livro e deixá-lo à disposição da criança. “Ao contrário do que muitos pensam, ler não é algo natural. É preciso educar para a leitura”, afirma Christine Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo, uma ONG que vê a leitura como essencial na formação da cidadania. Christine destaca que, para se tornar uma leitora, a criança deve ter o exemplo em casa, afinal ela aprende observando e imitando os pais. 

Mas lembre-se: promover o contato precoce com o livro não quer dizer que você deve pular etapas e pressionar seu filho a ler antes do tempo. O estímulo é importante, mas é necessário respeitar a maturidade da criança para não gerar estresse, frustrações e traumas que dificultarão, mais tarde, o aprendizado formal. Tudo tem seu tempo. E a primeira infância é um tempo de encantamento. Use o poder das histórias para estimular e ensinar seu filho. Mas, principalmente, para transmitir afeto e ficar ainda mais próximo dele.

+ Escola de mães ensina a lidar com o "lado B" da maternidade

Bebê crianças bebês Crianças [12501] Bebês [29480] Histórias [13769] Histórias

Leia também

Cintia Dicker curte manhã de sol na piscina com a filha: "Nossas manhãs"

Virginia Fonseca mostra reação da filha ao ver sua barriga de grávida

De vestido colado, Sthefany Brito revela como já está sua barriga

Grávida, Bruna Hamú impressiona ao exibir o crescimento do barrigão

Gabi Luthai revela que o filho recém-nascido enfrenta disquesia: ‘Sofrendo’

Fonte próxima de Kylie Jenner esclarece novos rumores de gravidez