Crianças precisam ter contato com a literatura desde o primeiro ano de vida

Juliana Cazarine Publicado em 17/11/2014, às 11h36 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Crianças têm que ter contato com a literatura desde o primeiro ano de vida - Getty Images

“Livros também são itens indispensáveis no enxoval de um bebê”, é o alerta de Christine Fontelles, diretora de educação e cultura do Ecofuturo, para quem tem ou planeja ter um filho. Criança que não tem contato com a leitura desde o primeiro ano de vida pode apresentar dificuldade de aprendizagem no início da vida escolar - e até se tornar um analfabeto funcional. De acordo com pesquisa do Instituto Paulo Montenegro em parceria com o Ibope e com a ONG Ação Educativa, somente 25% dos brasileiros de 15 a 64 anos consegue entender tudo o que lê, enquanto o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - aponta que 31,2% da população brasileira é analfabeta funcional e não possui capacidade de interpretação de texto. “Quem desenvolve o hábito de ler consegue transformar as informações com que se depara em conhecimento. Quem não lê chega à escola com vocabulário pequeno e apresenta uma condição menor de absorver informações”, diz.

+ Saiba como montar o enxoval do bebê

+ Contar histórias ajuda o bebê a desenvolver a fala e a lidar com as emoções

Saiba como transformar seu filho em um bom leitor:

- Leia em voz alta

Os pais são os responsáveis por estabelecer o primeiro contato do bebê com a literatura. “É comum as mães cantarem para os bebês, mas elas também podem ler. Lendo para o filho os pais tornam os livros objetos presentes na vida deles. A criança vai entender que aquilo que o adulto oferece permanentemente a ela é necessário para a sobrevivência humana”, garante Christine. Uma criança que já sabe falar também pode ‘brincar’ de contar ou até desenhar as histórias que já ouviu.

- Livro também é brinquedo

“A criança tem que enxergar o livro como uma ‘caixa mágica’, com a qual ela irá vivenciar uma série de experimentações. É importante que eles fiquem guardados com os brinquedos, para ela usar enquanto brinca”, avalia a diretora do Ecofuturo. Vale lembrar que os livros precisam estar de acordo com a idade da criança. “O papel é mais importante nos primeiros meses de vida porque o bebê precisa interagir com o livro sem estragá-lo durante o uso. Para bebês, por exemplo, existem livros de banho, que são de plástico. Outra boa opção são os livros pop-ups, com cenários saltados. Mas os tablets, que emitem os sons dos personagens, também são opções de plataforma de leitura”, recomenda.

- Dê o exemplo e leia na frente dos filhos

As crianças imitam o comportamento dos pais, que precisam dar o exemplo e interagir com livros, jornais e revistas na frente dos filhos. “Os pais têm de se adaptar a uma série de fatores para receber um bebê em casa. Eles podem, portanto, desenvolver o hábito de ler. Quem não gosta pode encarar a chegada de uma criança como uma oportunidade para praticar a leitura”, afirma Christine, que lança a comparação: “a criança jamais terá uma alimentação saudável se tiver fritura para o jantar todos os dias”, diz. 

+ Crianças imitam o comportamento dos pais. Saiba como dar um bom exemplo

- Garanta o acesso das crianças aos livros

Para Christine, antes de matricular os filhos na escola, os pais precisam se certificar de que a criança também terá acesso à literatura durante o período letivo e uma biblioteca disponível. “Na escola pública ou privada, os pais têm que perguntar: ‘Qual será o contato do meu filho com os livros nas aulas?’, ‘A escola possui biblioteca?’”, sugere. Para garantir o acesso das crianças aos livros, os pais precisam fazer passeios frequentes à biblioteca e abastecer o acervo pessoal à medida que a criança cresce.
 

Bebê leitura educação bebês leitura [27436] Educação [16614] Bebês [29480] Bebês - Brincar e Aprender Bebês - Brincar e Aprender [62874]

Leia também

Virginia Fonseca mostra reação da filha ao ver sua barriga de grávida

De vestido colado, Sthefany Brito revela como já está sua barriga

Grávida, Bruna Hamú impressiona ao exibir o crescimento do barrigão

Gabi Luthai revela que o filho recém-nascido enfrenta disquesia: ‘Sofrendo’

Fonte próxima de Kylie Jenner esclarece novos rumores de gravidez

Campeã do 'BBB16', Munik Nunes compartilha nova foto da primeira filha