ÍCONE FASHION DESDE OS ANOS 1970, INGLESA LANÇA CALÇADOS, MOSTRA E MANIFESTO ANTICONSUMO NO SPFW
Autêntica e provocadora, a estilista britânica ícone da moda underground e maior referência do estilo punk e da contracultura, desde os anos 1970,
Vivienne Westwood (66) causou impacto em sua segunda visita ao Brasil -a primeira foi para um desfile, em 1991. No 24o São Paulo Fashion Week, estrelou três eventos: abriu sua mostra Vivienne Westwood Shoes; lançou dois sapatos, o Mary Jane e o Ultra Girl, em parceria com a Melissa; e leu o manifesto Resistência Ativa Contra a Propaganda.
Ao lado dos responsáveis pelo projeto dos sapatos que assina no Brasil,
Paulo Pedó (36), diretor de operação da Melissa,
Carlo D'Amario, diretor de negócios do grupo Vivienne Westwood - com o filho,
Alessandro -, e
Edson Matsuo (52), diretor de desenvolvimento de produto da Grendene, Vivienne mostrou entusiasmo. "
Sempre quis trabalhar com plástico e estou muito feliz por fazer um objeto de design com preço acessível."
Com opiniões contundentes, Vivienne provou porque é das mais pungentes figuras da história da moda. Consciente, a designer expressou sua insatisfação com a questão ambiental: "
Temos de mudar nossa ética para com o mundo; a que temos vai nos matar", enfatizou. "
Tem de haver um consumo consciente, não precisamos comprar as últimas novidades e toda a baboseira que nos oferecem", completou a estilista. Sobre política, também não se esquivou: "
Está claro o mal que (George W.) Bush fez ao mundo. Os americanos acham que o mundo pertence a eles e que podem explorar a todos".