TOULOUSE-LAUTREC

Redação Publicado em 25/10/2007, às 16h00

A Dança no Moulin Rouge, óleo s/tela (115,6 x 149,9 cm), 1890: retrato da belle époque. Philadelphia Museum, Philadelphia, EUA - ARQUIVO ALPHABETUM
O pós-impressionista Toulouse-Lautrec (1864-1901) teve na noite parisiense sua maior inspiração. Retratou os personagens dos cabarés - dançarinas, prostitutas e boêmios, entre os quais se incluía - da excitante Paris da belle époque. Mostrou-os em telas e cartazes, suporte que elevou à categoria de arte. Para a crítica, porém, era um mero caricaturista. Avaliação equivocada. Vítima de uma doença óssea que lhe atrofiou as pernas, bem jovem ele já pintava, principalmente paisagens. Em Paris, sob influência das gravuras japonesas e de Degas (1834-1917), passou a captar momentos fugidios, sob ângulos inesperados e foco nas pessoas. Na curta carreira - morreu aos 36 anos -, produziu muito, mas sem a preocupação de vender. Até abandonou obras em casas que morou. Muitas foram destruídas.

Sua época

Sete anos depois do nascimento de Lautrec, o britânico Charles Darwin (1809-1882) chocaria o mundo com o livro A Descendência do Homem. Na obra, ele aplicava aos humanos o conceito de evolução, desenvolvido em A Origem das Espécies, de 1859, e sugeria haver ancestrais comuns para homens e macacos. Como o pai de Lautrec, Darwin casouse com uma prima. De seus dez filhos, três morreram e outros apresentaram doenças. Em seus livros, ele aventou a hipótese de tais fatos se deverem à consangüinidade.

O autor

Filho de um conde com uma prima, Henri-Marie- Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa nasceu num castelo, em Albi, perto de Paris. Esperava-se que, como todo nobre, se dedicasse às cavalgadas e caçadas, mas uma doença óssea e fraturas mal curadas nas duas pernas o deixaram deformado. Como as pernas não cresceram, ficou com 1,52 m de altura. Refugiou-se, então, na arte. Em Paris, adotou o bairro boêmio de Montmartre. Rodeado de artistas e de prostitutas, bebia muito. Morreu de sífilis e de efeitos do álcool nos braços da mãe, Adèle, aos 36 anos.
Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"