PICASSO

Redação Publicado em 25/10/2007, às 16h00

Menino com Cachimbo, óleo sobre tela (100 x 81,3 cm), de 1905: a delicadeza da fase rosa do artista em uma de suas obras mais importantes antes do início do cubismo. Coleção particular. - ARQUIVO ALPHABETUM
O espanhol Pablo Ruiz y Picasso (1881-1973) assinou cerca de 50 mil obras, entre pinturas, desenhos, esculturas e cerâmicas. É autor do segundo quadro mais caro do mundo, Menino com Cachimbo, vendido na Sothebys de Nova York, em 2004, por 104 milhões de dólares a comprador anônimo. O rapaz com coroa de flores na cabeça foi pintado quando o artista tinha 24 anos e pertence à sua fase rosa, caracterizada por cenas suaves dominadas por essa cor e pelo vermelho. Antes, Picasso passara pela fase azul, mais melancólica, e, então, mergulharia no cubismo, que criou com o francês Georges Braque (1882- 1963). Nesse período revolucionário, as formas geométricas e o plano único desestruturavam a realidade. Também é de Picasso o terceiro quadro mais caro do mundo, Dora Maar com Gato (1941), e outras oito pinturas entre as vinte mais bem cotadas.

Sua época

A obra mais famosa de Picasso, Guernica (1937), registra um dos fatos mais marcantes do século XX, a Guerra Civil Espanhola. Ela foi detonada em 1936, quando o general Francisco Franco (1892-1975), representando as forças mais conservadoras do país, levou o exército a insurgirse contra o governo eleito da Frente Popular, de centroesquerda. Milícias anarquistas e socialistas reagiram e 400 mil pessoas morreram até o final do conflito, em 1939. Uma das ações mais chocantes de Franco foi o bombardeio, em 1937, por aviões dos nazistas, à cidade de Guernica. Em um mês, Picasso pintou o terror do episódio.

O autor

José Ruiz Blasco, pai de Picasso, era professor de desenho. Aos 8 anos, o garoto, que nascera em Málaga, já pintava. Aos 13, fez sua primeira exposição. A essa altura, a família morava em Barcelona. Com 23 anos, o artista mudou-se para Paris. Em 1907, pintou Les Demoiselles d'Avignon, com linhas geométricas e rostos assemelhados a máscaras. A obra marcou o início do cubismo. Picasso teve seis mulheres (casouse com duas) e três filhos. As uniões amorosas foram importantes em sua obra, marcando mudanças de humor e estilo. Seu trabalho fez dele um mito muito antes de sua morte, aos 91 anos, já naturalizado francês.
Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"