MOLHO DE SOJA

Redação Publicado em 11/10/2006, às 22h21

MOLHO DE SOJA -
Ele é conhecido em todo o mundo pelo nome japonês shoyu, mas tem origem chinesa. Surgiu entre 1134 e 246 a.C., na dinastia Zhou, de uma pasta rústica, chamada sho ou mesho, feita de grãos de soja mofados e fermentados. O processo servia de início apenas para preservar os grãos; percebeu-se, porém, que poderia ser usado também para conservar outros alimentos. Daí a se tornar tempero foi um passo. Chegou ao Japão só em 710 d.C. Até o século XV, era feito pelos japoneses segundo a receita chinesa, que serviu de base para criarem um molho próprio. Aliás, dois: o molho líquido, shoyu, e o tempero pastoso, missô. Por muito tempo, cada família tinha sua receita de preparo. No fim do século XVI, o molho passou a ser feito em escala comercial. Com a melhoria da técnica se viu que a adição de grãos como trigo ou milho suavizava e adocicava o molho. Existem no mercado produtos similares feitos de forma abreviada, em curtíssimo tempo, mas o shoyu verdadeiro leva pelo menos seis meses para ficar pronto, passando por fermentação e envelhecimento. Atualmenteé produzido em vários países, mas o Japão lidera em número de produtores, consumidores e tecnologia de fabricação. Os japoneses produzem molhos com características diversas, conforme a matéria-prima empregada e sua proporção na fórmula. Mas duas versões se destacam: a da região de Osaka, mais salgada e de cor clara, e a escura, mais comum em todo o mundo. O molho está presente também nas cozinhas da Coréia, da Tailândia, de Cingapura e de outros países asiáticos, que o utilizam como tempero ou para salgar. Além de acompanhar sushis e sashimis, o shoyu é usado para aromatizar, dar cor e substituir o sal em uma grande variedade de saladas e em pratos feitos com legumes, carnes, aves, peixes e frutos do mar. Veja receitas clicando nas imagens abaixo:

Saúde

É ruim para Hipertensos, que devem evitá-lo ou usá-lo em quantidades mínimas, pois tem sal em excesso; e quem apresenta intolerância ao glutamato monossódico, presente na fórmula. É bom para Ser usado como tempero por quem faz regime no lugar de ingredientes mais calóricos, como gorduras e cremes, tomando muito cuidado com a grande quantidade de sal.

Ficha técnica

100 ml de molho de soja contêm: Cálcio - 20,7 mg Cobre - 0,142 mg Ferro - 2,46 mg Magnésio - 41,4 mg Fósforo - 134 mg Potássio - 219 mg Selênio - 0,974 mcg Sódio - 6 946 mg Zinco - 0,453 mg Calorias - 64,5 Proteínas - 6,3 g Carboidratos -10,3 g Gordura - 0,095 g Vit. B2 - 0,156 mg Vit. B6 - 0,21 mg Niacina - 4,09 mg Folacina - 18,9 mcg Ác. pant. - 0,392 mg

Como se escolhe

Há no mercado desde os mais baratos, produzidos de forma abreviada, com a adição de substâncias que simulem sabor e cor do produto original, até os mais caros, fermentados por longo tempo. Ao escolher, guiese pelo tempo de fermentação â¬" 6 meses â¬" e ingredientes descritos no rótulo. Quase sempre levam conservantes permitidos, corante caramelo e glutamato monossódico. Quanto mais aditivos, menos original. O macrobiótico não leva aditivos. E o tipo litht, leve ou suave leva menos sal e por isso é mais versátil. Pode ser utilizado em pratos com outros ingredientes salgados sem comprometer o sabor. Compre unidades pequenas, porque depois de aberto vai perdendo a qualidade.

Como se prepara

Pode ser usado puro com peixes crus ou saladas. Mas combina com ingredientes como gengibre, limão, cebolinha, vinagre, açúcar, azeite e óleo de gergelim. Chacoalhe num vidro 100 ml de azeite com 2 col. (sopa) de shoyu até se tornar uma emulsão e use sobre folhas. Prepare um tempero que pode ser utilizado sobre peixes ou frutos do mar a serem assados em pacote. Misture 1 col. (sopa) de manteiga derretida, 2 de shoyu e 2 de saquê mirin, 1 col. (chá) de pó de hondashi, 1 pitada de açúcar e 1 col. (sopa) de cebolinha-verde picada. Cubra com ela uma porção de peixe branco sem espinhas ou de frutos do mar, embrulhe em papel-alumínio e leve ao forno por cerca de 20 min.

Minha receita

Mariana Felício (atriz e apresentadora de televisão) Este prato é muito gostoso. Costumo servi-lo como aperitivo a meus irmãos e amigos nos finais de semana. Coloco 1/2 kg de tilápia em fatias bem finas em uma tigela. Incorporo o suco de 4 limões pequenos. Reservo por 20 min na geladeira. Retiro a tilápia e enxugo com pano para extrair bem o suco de limão. Ponho em uma travessa. Junto gengibre ralado, 2 cebolas em rodelas, 1/2 repolho fatiado bem fino, 300 ml de molho de soja. Sirvo.
Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"