BOCCIONI

Redação Publicado em 25/10/2007, às 16h00

Elasticidade, óleo sobre tela (100 x 100 cm), de 1912: movimento e força no cavalo e no cavaleiro multifacetados. Coleção Ricardo Jucker, Milão, Itália. - ARQUIVO ALPHABETUM
Pintor e escultor, Umberto Boccioni (1882-1916) foi um dos principais nomes do futurismo. O movimento, lançado em 1909 pelo escritor italiano Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944), que depois aderiu ao fascismo, pregava a rejeição radical à tradição nas artes, chegando a propor a destruição de museus. Tudo em prol da criação de nova visão do mundo, baseada no dinamismo da sociedade industrial. Mecanização, velocidade e força, características do movimento, estão expressas nas telas de Boccioni (veja acima) e em suas esculturas - uma delas, Formas Únicas da Continuidade no Espaço (1913), está no Museu de Arte Contemporânea da USP. O artista recebeu influência do cubismo, mas as obras cubistas, diferentemente das futuristas, eram estáticas.

Sua época

O principal motivo da I Guerra Mundial, na qual Boccioni morreu, foi a disputa por mercados e colônias. Seu estopim foi o assassínio do herdeiro do império austro-húngaro por um sérvio, em 1914. Primeiro, a Áustria atacou a Sérvia. Depois, a Alemanha, que com Áustria e Itália integrava a Tríplice Aliança, declarou guerra à França e à Rússia, aliadas da Inglaterra na Tríplice Entente. Com a mudança de lado da Itália e o apoio dos Estados Unidos, a Entente venceu o conflito, em 1918. Houve 10 milhões de mortes.

O autor

Boccioni nasceu em Reggio, na Calábria, e mudou-se para Roma aos 17 anos para estudar arte. Lá, tomou aulas com Giacomo Balla (1871-1958). Seis anos depois, viajaria para Paris e para a Rússia. De volta à Itália, matriculouse na Academia de Belas- Artes de Veneza, mas foi para Milão, onde conheceu Filippo Marinetti e aderiu ao futurismo, em 1909. Favorável à entrada da Itália na I Guerra Mundial, alistouse como voluntário. Morreu aos 34 anos, em Verona, quando caiu do cavalo em um treinamento militar.
Arquivo

Leia também

Marido de Isadora Ribeiro morre após sofrer infarto no Rio de Janeiro

Drake tem cartão de crédito recusado durante live: ‘Vergonhoso’

BBB 23: Key Alves diz que nunca leu um livro na vida: "ficava nervosa"

Matheus Yurley tem casa roubada e ameaça: "Não vai passar batido"

Priscilla Alcantara abre álbum de fotos e arranca elogios: ‘Sempre mais legal’

Diretor de 'Travessia' comenta críticas sobre performance de Jade Picon: "normal"